25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

futuro do esporte baiano - 21/06/2024, 15:10 - Da Redação

Garoto barril! Jovem baiano fatura a prata em Nacional de Karatê

Jorge Bartel se empenha diariamente para competir, conciliando os torneios com estudos

Jorge Bartel, baiano de nove anos
Jorge Bartel, baiano de nove anos |  Foto: Divulgação

O garoto baiano Jorge Bartel, de apenas 9 anos, se destacou ao ganhar a medalha de prata, atuando na categoria sub-12, no Circuito Open Nacional de Karatê. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), aconteceu na cidade de Aracaju, em Sergipe, no último fim de semana.

Jorge começou a trajetória no mundo das artes marciais aos 7 anos, na escola, em Salvador, e seguiu progredindo cada vez mais até começar a disputar os campeonatos. Mesmo estudando no 4º ano do Colégio São Paulo, o jovem tem treinado de forma incansável, com orientações do sensei Fabio Santana, cerca de seis vezes por semana.

Caso os dias de competição coincidam com época de provas, o colégio dá uma ajudinha e muda a data da avaliação, sem dar prejuízos para o atleta, que concilia estudos e carreira esportiva.

Leia mais:

Olimpíadas 2024: Thiago Monteiro mete mão em vaga em lista de espera

De acordo com a mãe dele, Livia Curi, a rotina de treinos pesados não abala o karateca, que se empenha ao máximo para atingir a melhor versão de si. "É uma rotina que gera um cansaço ocasional, compreensível para uma criança de nove anos, mas ele é focado, entende que não adianta apenas ter talento, precisa de treino. E, sobretudo, reconhece a importância dos estudos como prioridade, por isso, se empenha diariamente para manter seu desempenho no colégio, mesmo durante viagens para competições", disse.

Diretora do Colégio São Paulo, Maria do Socorro Mota relata que toda a comunidade escolar está feliz pelas conquistas do pequeno Jorge. "Estamos felizes com o desempenho de Jorge, torcendo para que ele conquiste muitos outros feitos como este e continue se desenvolvendo como esportistas e cidadão do mundo”, expressou.

exclamção leia também