28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Que estreia! - 29/12/2025, 11:04 - Kaiky Menezes* - Atualizado em 29/12/2025, 11:15

Garotas do Litoral Norte FC fazem história no primeiro Baianão sub-15

Time feminino de Lauro de Freitas faz história, desbanca dupla Ba-Vi e leva título estadual

Conquista entre gigantes na base feminina é histórica
Conquista entre gigantes na base feminina é histórica |  Foto: Acervo Pes

A conquista de um título é sempre inesquecível para um clube, elenco e torcedores, mas existem troféus que marcam, e não precisam ser de uma Copa do Mundo ou da Libertadores. Muitas vezes, um time com uma história de superação para erguer uma taça fora dos grandes holofotes fica para sempre na memória de todos os envolvidos e a prova disso é a equipe feminina do Litoral Norte FC.

Grande campeã da primeira edição do Campeonato Baiano na categoria sub-15, derrotando o Vitória na final por 4 a 2 no agregado, além de ter eliminado o Bahia na semifinal do torneio, o time de Lauro de Freitas fez história com o título estadual que jamais será esquecido. “Nossa conquista entrou para a história e certamente marcará nosso clube para sempre. O Litoral Norte FC é o primeiro campeão baiano feminino sub-15. Isso comprova e valida nosso trabalho e esforço em preparar essas atletas por quase dois anos. Essas meninas mereceram esse título e ninguém jamais vai tirar isso delas”, destacou o gestor do projeto, Ricardo Andrade.

O tamanho da conquista pode ser explicado pela grandeza dos tradicionais rivais batidos. “Não é fácil enfrentar equipes com uma super estrutura como Bahia e Vitória. Eles têm muita força financeira, robustez logística e uma estrutura incomparável, mas nosso projeto é digno, muito correto e sério. Compensamos a diferença de força econômica com muita dedicação, trabalho e união. Ao contrário de Bahia e Vitória, que montaram suas equipes às vésperas da competição, nossa equipe treina junto há pelo menos dois anos. Nosso trabalho é muito sério, não somos uma aventura que busca um título e pronto. Queremos formar atletas, e fomentar o futebol feminino. Vamos levar essas meninas para alcançar o que elas merecem”, projetou o idealizador da iniciativa no futebol feminino .

Claro que, se o dirigente está muito orgulhoso do trabalho que está sendo realizado, as jogadoras e responsáveis também compartilham a mesma felicidade, como Mayara Macêdo, mãe da zagueira Mayana. “O projeto Litoral Norte significa tirar do papel sonhos que estavam guardados. Ver minha filha evoluir, disputando com Bahia e Vitória, e tendo a visibilidade necessária para alcançar voos ainda maiores. O clube tem o compromisso em formar não só atletas de alta performance, mas focar também no desenvolvimento pessoal e profissional, buscando oportunidades no esporte e também em instituições de ensino de excelência que abrem portas através do esporte não só aqui como fora do país”, avaliou a também torcedora orgulhosa.

Comissão técnica é a base de tudo
Comissão técnica é a base de tudo | Foto: Acervo Pes

Investimento e dificuldades

Apesar da grande conquista estadual, o projeto ainda passa por problemas. Fazer o futebol, principalmente com categorias de base, tanto masculino como o feminino, exige um alto investimento, mas que nem sempre acompanha um retorno financeiro similar. “A maior dificuldade para manter e desenvolver nosso trabalho é a falta de apoio e de investimentos. É muito importante que empresas e instituições apoiem o futebol feminino, fazer futebol não é barato e requer muita resiliência e investimento. O retorno desse investimento muitas vezes nem chega, mas o mais gratificante é perceber que está ajudando na realização de sonhos”, lembrou o dedicado gestor do projeto Ricardo Andrade ao MASSA!.

Primeira edição do torneio tem donas
Primeira edição do torneio tem donas | Foto: Acervo Pes

Futuro pode ser melhor

Em 2026, o calendário do futebol feminino vai ser ainda maior, promovendo mais visibilidade para a categoria e o time Litoral Norte, que analisa os primeiros passos para serem feitos. “Nós vamos sentar com a comissão técnica e finalizar o planejamento para a próxima temporada. A CBF e a FBF vão incrementar o calendário do futebol feminino. Nossa pré-temporada começa dia 5 de janeiro. Em março, teremos a Copa Loreta Valadares, em julho provavelmente levaremos a equipe feminina para a Europa, e no segundo semestre o Baiano feminino. Estamos torcendo para que a CBF realize o Campeonato Brasileiro sub-15, e que fomente ainda mais a base do futebol feminino no Brasil”, destacou o líder.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana.

exclamção leia também