26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Pula da cama! - 02/01/2026, 07:00 - Wiliam Falcão

Galera madruga para se exercitar e prova que baiano é correria

Aplicativo informa que Bahia registra maior percentual de usuários nas primeiras horas do dia

Uma grande falácia dita pela galera que mora em outros estados e que ganhou força com o passar do tempo é que o povo baiano é preguiçoso. Uma frase carregada de estigmas e preconceito que serve para rotular quem consegue viver a vida de forma intensa mesmo em meio às dificuldades.

De acordo com o Strava, aplicativo utilizado por mais de 180 milhões de pessoas em mais de 185 países, a Bahia tem o maior percentual de atividades registradas entre às 4h e às 7h da manhã na plataforma. O estado tem 39% de usuários na faixa horária, seguido da Paraíba (37%) e Espírito Santo (36%). O app é bastante utilizado pela galera que realiza atividades físicas.

Grupo de corrida já virou família
Grupo de corrida já virou família | Foto: Shirley Stolze/ Agência A TARDE

Um dos baianos que não vê tempo ruim e levanta logo cedo é o psicólogo Gabriel Daltro. A paralisia cerebral de nascença não é empecilho para o jovem, de 24 anos, que pratica corrida de rua há três anos.

“Surgiu a oportunidade de estar me inserindo nos mais diversos contextos, pelo fato de ser PCD [pessoa com deficiência]. PCD tem todos os estigmas e preconceitos sociais, então acho que utilizei mais como cuidar da saúde, como porta para estar me inserindo nos mais diversos contextos sociais”, afirmou.

Aspas

A gente vê aqui que o cenário é muito diferente daquilo que os outros, principalmente da galera que é de fora do estado fala

Gabriel Daltro

Ainda de acordo com o psicólogo, a rotina dos baianos começa cedo por diferentes motivos, e é só andar um pouco pela capital baiana, logo ao amanhecer, para perceber a quantidade de pessoas nas ruas. “Aí que é a maior prova que o baiano não é preguiçoso, acorda cedo pra se exercitar, pra ir trabalhar”, ressaltou Gabriel.

Gabriel realizando alongamentos
Gabriel realizando alongamentos | Foto: Shirley Stolze/ Agência A TARDE

Assim como Gabriel, Liziane Gentil também participa do grupo que se reúne em Patamares, três vezes na semana, para se exercitar. O dia da fonoaudióloga começa às 3h40 e vai até o fim do expediente no trabalho, e, apesar do cansaço, ela destaca a importância de ter entrado para o clube da galera que madruga em Salvador.

“Mudou da água pro vinho [a qualidade de vida]. Eu tenho um histórico familiar tanto de hipertensão quanto diabetes. Eu tive um diabetes gestacional e a corrida ela me ajuda muito a controlar minha taxa de insulina, que mantenho sempre baixa”, disse.

O dia de Liziane começa às  3h40
O dia de Liziane começa às 3h40 | Foto: Shirley Stolze/ Agência A TARDE

Disposição que transforma vidas

Antes de entrar no time de corredores, Ana Virgínia tinha uma rotina de trabalho intensa e que originou alguns problemas de saúde. A jornalista revela que chegou a pesar 123 kg e, graças aos treinos semanais e o apoio de amigos, conseguiu perder 10 kg.

Para ela, acordar cedo também significa calar a boca de algumas pessoas. “Tem esse preconceito de pessoas acima do peso que não fazem atividade. Eu estou aqui, né, eu sou uma prova viva que não é bem isso”, iniciou.

Corrida transformou e mudou a vida de Ana Virgínia
Corrida transformou e mudou a vida de Ana Virgínia | Foto: Shirley Stolze/ Agência A TARDE

“E baiano não é preguiçoso, não, chega agora nas férias de fim de ano, o que vem de gente do sudeste para cá tirar férias, ou seja, a gente mora onde eles tiram férias. Tudo isso é inveja”, completou Ana Virgínia.

Corrida trouxe novidade

O professor Rafael Nascimento é o responsável por pegar no pé da galera e fazer o treino acontecer, das 4h45 até 8h. Ele destaca que o povo baiano sempre foi correria e levantou cedo para cumprir com suas obrigações no trabalho, contudo, a corrida trouxe um outro olhar sobre o assunto.

Professor Rafael Nascimento
Professor Rafael Nascimento | Foto: Shirley Stolze/ Agência A TARDE

“A gente sabe o quanto nós acordamos cedo, começamos a labutar muito cedo para poder fazer atividade, para poder trabalhar, quem trafega pela cidade vê ônibus lotados, pela manhã cedo já tem congestionamento na cidade, só que com atividade física você começou a perceber um outro movimento, que as pessoas acordam cedo também para fazer atividade física, não apenas para trabalhar”, pontuou o treinador da turma.

Quanto mais cedo, melhor

É verdade que o mais importante é manter uma rotina saudável e com prática de atividades físicas. Entretanto, a fisiologista do exercício, Thais Gatis, explica que quanto mais cedo o treino for realizado, pode impactar na produtividade durante o restante do dia.

Aspas

Realizar atividades físicas logo pela manhã contribui para o aumento da disposição e da energia ao longo do dia

Thais Gatis

“A prática de exercícios estimula a liberação de hormônios como endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar geral e pela melhora do humor” afirmou.

Porém, a especialista em reprogramação metabólica e emagrecimento ressalta a importância de realizar os exercícios, independentemente do horário e, quando não rolar o treino logo ao amanhecer, é importante manter o foco em algum outro horário do dia.

“Do ponto de vista fisiológico, não há diferença significativa entre se exercitar pela manhã, no fim da tarde ou à noite. O fator determinante para os resultados não é o horário, mas sim a forma como o exercício é prescrito e executado”, destacou Thais Gatis.

exclamção leia também