Com Gabigol mostrando mais uma vez que é decisivo e brocando dois gols, o Flamengo derrotou o Atlético-MG por 3 a 1 no Maracanã, na tarde deste domingo (3), no estádio Maracanã, e largou com boa vantagem na final da Copa do Brasil. Em jogo que fez jus ao tamanho do clássico, Arrascaeta e o atacante, por duas vezes, deram o tom da festa rubro-negra em meio à tensão e ofensividade abundantes, enquanto Alan Kardec diminuiu para o Galo, que vai com esperança para o jogo de volta.
A grande decisão acontecerá no próximo domingo (10), a partir das 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Flamengo busca o pentacampeonato da Copa do Brasil, e os mineiros querem a terceira taça nacional.
Como era de se esperar, o jogo no Rio de Janeiro começou com os dois times buscando o ataque e a posse de bola. Enquanto o Flamengo elaborava boas construções com Gerson, Arrascaeta e Wesley, o Atlético-MG conseguia arrastar a marcação rubro-negra com o talento e a força física de Hulk e Paulinho.
Mas quem saiu na frente foram os donos casa logo aos 11 minutos. O lateral Wesley achou Michael, que acionou Gabigol pela esquerda. O centroavante, então, chutou forte para a defesa de Everson, mas a bola sobrou para Arrascaeta completar e fazer a festa rubro-negra.
O jogo se acalmou depois do 1 a 0, e as duas equipes passaram a disputar o controle do jogo sem se arriscar. Neste cenário, o Fla ampliou: Plata tocou de cabeça para Gabigol, livre, aproveitar a desconcentração da defesa mineira e tocar na saída do goleiro.
Já o início do segundo tempo foi positivo para o Galo. Os mineiros exploraram mais Scarpa do lado direito, que estava sumido, e criaram boas chances - mas não aproveitaram.
O jogo ficou equilibrado, sem sustos para nenhum dos lados, até Gabigol voltar a aparecer. Pela esquerda, o camisa 99 segurou a bola, escondeu a marcação e chutou cruzado, no canto, fazendo os 3 a 0 para o Urubu.
Enquanto a torcida entoava “o Gabigol voltou”, Alan Kardec diminuiu poucos segundos depois de sair do banco para o Atlético-MG, dando uma esperança aos alvinegros. O Galo ainda se lançou ao ataque e deixou o Flamengo nervoso, mas não conseguiu furar o bloqueio pela segunda vez, mantendo assim o placar em 3 a 1 para os cariocas. O jogo da semana que vem promete.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 1 ATLÉTICO-MG
1º Jogo da final da Copa do Brasil
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo, 3 de novembro de 2024
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Bruno Boschilia (PR-Fifa)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (PR)
Cartões amarelos: Alex Sandro (Flamengo); Guilherme Arana (Atlético-MG)
Gols: FLAMENGO: Arrascaeta, aos 10min do primeiro tempo; Gabriel aos 38min do primeiro tempo e 28min do segundo tempo.
ATLÉTICO-MG: Alan Kardec, aos 34min do segundo tempo.
FLAMENGO: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo, Arrascaeta (Alcaraz) e Gerson; Michael, Plata (Fabrício Bruno) e Gabriel (Varela). Técnico: Filipe Luís.
ATLÉTICO: Everson, Lyanco (Saravia), Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa (Alan Kardec), Otávio (Zaracho), Alan Franco, Guilherme Arana (Alisson) e Rubens; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana