27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Zlatan eterno - 05/06/2023, 08:45 - Vinicius Rebouças - Atualizado em 05/06/2023, 09:48

Futebol se 'aposenta' com fim da carreira de Ibrahimovic

Sueco lendário pendura chuteiras e recebe homenagem d umo Milan

Ibrahcadabra se despede do futebol com 573 gols marcados e uma prateleira de títulos
Ibrahcadabra se despede do futebol com 573 gols marcados e uma prateleira de títulos |  Foto: AC Milan/ Handout

O mundo da bola é pura lamentação nesta segunda-feira (5). O futebol mundial se 'aposentou' ontem (4), no momento em que Zlatan Ibrahimovic anunciou o fim da carreira no estádio San Siro, em Milão. Em campo, o Milan venceu o Verona e prestou reverência ao sueco de 41 anos, que se tornou um dos boleiros mais carismáticos da história.

O craque sempre foi dono de pérolas que o caracterizam como um personagem de ego inflado. Certa feita, quando convidado por Arséne Wenger a treinar no Arsenal, ele respondeu: "Zlatan não faz testes". Nem a ex-esposa escapou dessa pilhéria. "Como assim presente? Ela tem Zlatan", respondeu o sueco ao ser questionado sobre qual presente de casamento daria a ela. Na despedida do PSG emendou sem pestanejar: "Cheguei como rei, saio como lenda".

Era o que se esperava quando ele tomou o microfone no San Siro lotado, mas não rolou. "Digo adeus ao futebol, mas não a vocês", disse Ibra, num dos poucos discursos sérios já feitos diante da torcida rossoneri. “Na primeira vez que cheguei vocês me deram felicidade, na segunda vez vocês me deram amor. Quero agradecer à minha família e a todos aqueles que estão perto de mim pela paciência. Quero agradecer a minha segunda família. Aos jogadores, ao treinador e ao seu staff pela responsabilidade que me deram. Quero agradecer aos diretores pela oportunidade que me deram", complementou.

“Por último, mas não menos importante, do meu coração, quero agradecer aos fãs. Vocês me receberam de braços abertos e serei milanista por toda a minha vida. É hora de dizer adeus ao futebol, mas não a vocês. É muito difícil, são muitas emoções. Vejo você por aí se tiver sorte. Forza Milan e adeus.”

Carreira brilhante

Ibrahimovic deixa o futebol com 573 gols marcados. Muitos foram verdadeiras pinturas. Ele foi no revelado pelo Malmo, mas conquistou o estrelato ainda jovem no Ajax. De lá partiu para Juventus, Inter de Milão, Barcelona, Milan, PSG, Manchester United e LA Galaxy, onde proferiu a icônica frase "Los Angeles, bem-vinda a Zlatan" ao desembarcar na Costa Oeste dos Estados Unidos. Nesse percurso defendeu cheio de moral a seleção da Suécia.

Com 1,95m, Ibrahimovic juntou velocidade, habilidade e força física como nenhum outro jogador na história. A faixa preta de taekwondo ajudou. Se não, com certeza o livrou de apanhar nas inúmeras confusões em que se meteu dentro das quatro linhas. Mesmo com essas características pouco ortodoxas, o sueco sempre admitiu que sua maior inspiração foi Ronaldo Fenômeno.

Dentre os principais títulos conquistados por ele estão cinco Italianos, quatro Franceses, dois Holandeses, uma LaLiga, um Mundial e uma Liga Europa. Curiosamente, Ibrahimovic é um dos maiores artilheiros da Champions League, com 49 gols marcados, ocupando a 10ª posição no ranking, sem nunca ter conquistado a 'orelhuda'. Ou melhor, a Champions Legue perdeu Ibrahimovic. O futebol 'raiz' também.

exclamção leia também