O fundo de investimento Mubadala enviou uma nova proposta para os clubes integrantes da Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA). Segundo o jornalista Rodrigo Capelo, do ge.globo, será fundada uma agência para a venda dos direitos do Campeonato Brasileiro.
A empresa seria criada com sua propriedade dividida em 50% para os clubes da Libra em questão, enquanto os outros 50% ficariam para o fundo dos Emirados Árabes. Ela teria exclusividade sob 25 anos dos direitos, entre 2025 e 2049.
De acordo com o Mubadala, a comercialização dessas transmissões alcançaria, no mínimo, R$ 1,4 bilhão por ano. Isso dependeria ainda Libra ter os nove clubes disputando a Série A, variando de acordo com o número de times na elite.
O fundo também propõe obter 5% dos direitos de transmissão a partir do quarto ano de negociação. Nos três primeiros, os clubes receberiam o valor integral.
Sentiu a pressão
A nova proposta do Mubadala vem após a liga Forte Futebol, de outros clubes brasileiros, avançar na venda de 20% de seus direitos para investidores. Isso pressionou o fundo a reformular sua proposta.
A intenção inicial dos árabes era comprar 20% dos direitos de transmissão dos clubes pelo período de 50 anos. Havia uma oferta para todos os times de Séries A e B, de R$ 4,75 bilhões, e houve tentativas de propostas para captar só os membros da Libra.