A Fifa abriu uma investigação para determinar como o famoso chef turco Salt Bae entrou no gramado depois da final da Copa do Mundo no domingo passado e fez diversas fotos com os jogadores, incluindo algumas em que segurava o troféu.
Nusret Gokçe, conhecido como Salt Bae, é dono de uma rede de restaurantes de luxo. Após a vitória da Argentina na final contra a França, ele fez algumas fotos no gramado com Lionel Messi, Angel Di Maria e outros campeões do mundo.
Em algumas imagens ele aparece segurando e beijando o troféu da Copa do Mundo - embora o protocolo da Fifa determine que apenas os campeões do mundo e os chefes de Estado estão autorizados a tocar na taça. Em outras fotografias, o chef tenta abraçar Messi - que demonstra irritação - ou morder a medalha de outro atleta.
"Depois de analisar a questão, a Fifa está investigando como os indivíduos conseguiram obter acesso sem autorização ao gramado, após a cerimônia de encerramento, no estádio Lusail em 18 de dezembro. Medidas apropriadas serão tomadas internamente", disse um porta-voz da entidade ao canal BBC.
Salt Bae, 39 anos, tem restaurantes em Beverly Hills, Londres e no Catar, entre outras cidades. Com frequência é fotografado com celebridades. Alguns vídeos, nos quais aparece cortando e temperando carnes - em alguns casos com bifes folhado a ouro - foram amplamente divulgados na internet.