
A Fifa publicou nesta quinta-feira (29) a nova versão do seu Código Disciplinar e afirmou que quem cometer racismo no futebol vai pagar caro. As multas também ficaram bem mais pesadas. O mínimo para clubes ou federações será de R$ 137 mil. Em casos graves, pode chegar a cerca de R$ 34 milhões.
Leia Também:
Agora, qualquer jogador, técnico ou membro da comissão pode denunciar um ato de racismo. O juiz é obrigado a seguir o protocolo de três passos: parar o jogo, suspender se o caso continuar e encerrar de vez se não houver solução.
Em caso de reincidência, as punições incluem jogos com portões fechados, perda de pontos, expulsão de campeonatos e até rebaixamento.
A Fifa deu um prazo até 31 de dezembro de 2025 para que todas as federações do mundo se adaptem às novas regras.