Pensando em acabar com os impedimentos milimétricos, onde a jogada é anulada por meros detalhes pelo VAR, a Fifa e o Ifab (International Board), responsáveis pela elaboração das regras do futebol, cogitam implementar uma nova prescrição na regra do impedimento do futebol mundial.
A regra consta em ser considerado impedimento apenas quando o corpo inteiro do atacante estiver posicionado à frente do último defensor, acabando assim com as marcações de irregularidade dos lances por conta de algumas partes do torso do atleta, como o pé ou o ombro.
A nova lei será testada nos campeonatos sub-21 masculino e sub-19 feminino da Suécia. Além de também cogitar a inicialização dos testes na Holanda e na Itália.
Apesar da implementação da ajuda do VAR, diversas dúvidas em relação a marcação de alguns lances ainda são evidentes durante os jogos. Com a implementação da nova regra, as partidas tendem a ficar mais dinâmicas, com os árbitros tomando decisões mais rápidas no momento de apitar os impedimentos, além também de contribuir positivamente para um melhor jogo ofensivo das equipes.