O presidente da Fifa, Gianni Infantino, utilizou as redes sociais nesta terça-feira (31), para anunciar quais países sediarão as três próximas edições da Copa do Mundo, que contará com partidas em cinco continentes e dez países diferentes. A Arábia Saudita foi escolhida para sediar o Mundial em 2034.
“Três edições, cinco continentes e dez países envolvidos na realização de partidas do torneio. Isso torna o futebol verdadeiramente global!”, escreveu Infantino
A próxima edição da Copa do Mundo, em 2026, será organizada pelo Canadá, México e Estados Unidos. Em 2030, a Copa será sediada na África (Marrocos) e na Europa (Portugal e Espanha), contando também com três partidas comemorativas disputadas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai).
O anúncio do presidente surge após a Fifa anunciar o encerramento do processo para concorrência das sedes das Copas de 2030 e 2034. A única nação que tentava concorrer com os sauditas, era a Austrália, que se retirou do processo.
A partir destas três próximas edições, o torneio contará com 48 seleções, que serão divididos em 12 grupos de quatro equipes cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão para a fase eliminatória. A partir disso, totalizarão 32 classificados, que se enfrentam em mata-mata até a final.