26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

É da elite - 01/12/2024, 20:38 - Pedro Carreiro*

Fica Leão! Vitória bate Fortaleza e sela permanência na Série A

Rubro-Negro faz o dever de casa e está matematicamente garantido no Brasileirão

Alerrandro brocou dois gols e comemorou com os companheiros
Alerrandro brocou dois gols e comemorou com os companheiros |  Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Embalado pela torcida, o Vitória teve uma atuação colossal e bateu o Fortaleza por 2 a 0, neste domingo (1º), no Barradão, em clássico nordestino pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, garantindo matematicamente sua permanência na Série A. Alerrandro, que chegou aos 13 tentos e assumiu a artilharia do certame, anotou os dois gols do Leão na partida.

O resultado levou a equipe aos 45 pontos, eliminando qualquer risco de rebaixamento, além de colocar o time na 10ª colocação. Agora, o Rubro-Negro foca em garantir uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Para isso, basta vencer mais um jogo, e o Leão terá a oportunidade de fazer isso nesta quarta-feira (4), quando enfrenta o Grêmio, de novo em Salvador.

O começo de jogo no Barradão não foi dos melhores para o Vitória. Logo aos cinco minutos, Matheusinho, principal jogador da equipe, lesionou o tornozelo e teve que ser substituído por Mosquito. Minutos depois, o Leão desperdiçou uma grande chance de abrir o placar com Edu, que, após cobrança de escanteio, apareceu livre debaixo da trave e testou a bola por cima do gol.

Porém, a maré de azar rubro-negra acabou aí e, aos nove minutos, após grande jogada coletiva, o time inaugurou o marcador. Lucas Esteves acionou Mosquito, que foi na linha de fundo e cruzou para trás. Janderson fez o corta-luz e a bola sobrou limpa para Alerrandro, que só teve o trabalho de cutucar para as redes.

Após o tento sofrido, o Fortaleza partiu pra cima, mas o Rubro-Negro se defendeu bem e ainda conseguiu criar boas chances a partir de contragolpes. Mas foi só aos 39 minutos, em um lance inusitado, que o Leão da Barra conseguiu marcar o segundo. O zagueiro Titi recuou para João Ricardo, mas a bola desviou num montinho, bateu na canela do goleiro e sobrou para Alerrandro, que empurrou para o gol vazio.

No começo da segunda etapa, o Leão do Pici continuou tendo mais posse, mas o Vitória seguia sólido defensivamente e não passou sufoco. Aos 36 minutos, o Rubro-negro baiano chegou até a marcar o terceiro gol, com Edu, porém, o VAR pegou impedimento de Willian Oliveira no inicio da jogada e o tendo foi anulado.

Na reta final da partida, com o Fortaleza todo bagunçado, o Leão ainda teve um caminhão de chances para ampliar, mas acabou pecando na pontaria. Mas nada disso, abalou a grande festa da torcida Colossal, que começou antes mesmo do apito, que só chegou após sete minutos de acréscimo.

FICHA TÉCNICA
Vitória 2x0 Fortaleza - Campeonato Brasileiro ( 36ª rodada)
Local:
Estádio Barradão
Gols: Alerrandro, aos 8 e aos 36 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Wagner Leonardo, Gustavo Mosquito, Zé Hugo, Lucas Esteves (Vitória); Titi, Marinho, Emmanuel Martínez (Fortaleza)
Público: 29.090 público total
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva e Leone Carvalho Rocha (Trio de Goiás).

Vitória: Lucas Arcanjo, Edu, Neris e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres, Ricardo Ryller (Machado), Willian Oliveira, Matheuzinho (Mosquito) (Zé Hugo) e Lucas Esteves; Janderson (Everaldo) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.

Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan (Moisés); Hércules (Calebe), Matheus Rossetto e Pochettino (Emmanuel Martínez); Marinho, Lucero (Kervin Andrade) e Breno Lopes (Yago Pikachu). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

*Com a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também