
O Bahia, mais uma vez, foi implacável e conquistou sua terceira vitória seguida no Campeonato Baiano, na noite desta quarta-feira (31). O Esquadrão recebeu o Barcelona de Ilhéus, na Arena Fonte Nova, e meteu 2 a 0. Os gols do triunfo tricolor foram marcados por Everton Ribeiro e Rafael Ratão.
A equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni foi a 10 pontos e agora lidera o Baianão, torcendo para o rival Vitória não derrotar o Jequié, ainda hoje, no interior. O Barcelona continua em terceiro, com sete, mas pode perder a posição após a finalização da rodada.
Ceni poupou
Com uma equipe formada, na sua maioria, por jogadores que vêm sendo reservas, o Bahia abusou da sorte no primeiro tempo e perdeu um caminhão de gols. A inspiração foi a mesma do último jogo na Fonte Nova, contra o Jacobina, mas a pontaria... Faltou calibrar os pés para que a rede do Barça 'genérico' balançasse.
Melhor em campo na primeira etapa, Cauly serviu e foi servido, em lances com grandes chances de gol, mas a redonda teimou em não entrar. "Perdi boas oportunidades e isso não pode acontecer", reconheceu o meia, antes de entrar para o vestiário.
Na sua primeira oportunidade, Cauly recebeu de Gilberto e mandou de primeira para a defesa de Thiago Passos. Na segunda, que o serviu foi Gabriel Xavier e, mesmo de cara para o gol, o camisa 8 mandou para fora. Pouco depois, Cauly foi o garçom e cruzou na cabeça de Gilberto, que acertou uma boa cabeçada e a bola foi na trave esquerda.
Povoando o campo adversário, o Esquadrão foi só pressão. Aos 29 minutos, de novo ele, Cauly, tocou para Thaciano, mas o chute de chapa foi interceptado pelo adversário quase em cima da linha. Depois de muitos sustos, o Barcelona de Ilhéus acordou e quase abriu o placar, aos 40 da primeira etapa, quando Jonas Bruno chutou de fora, rasteiro, e Adriel mandou para escanteio.
Segundo tempo
Os 45 minutos finais começaram com a Onça Pintada indo pra cima do Bahia, em busca do primeiro gol. No entanto, o tricolor soube se defender bem e segurou a onda na Fonte Nova. Aos 11 minutos, o Esquadrão mostrou quem mandava ali. Everaldo curtiu uma de lateral e cruzou na medida para Everton Ribeiro meter a cabeça e fazer 1 a 0.
Hugo Moura e Dionas Bruno tentaram o empate para o Barça, mas as investidas foram para fora. Aos 32, um prenúncio: Ratão recebeu de Biel, dentro da área, chutou e o goleiro interceptou. Só que, aos 39, não teve jeito. Ratão recebu um passe açucarado de Thaciano e tocou entre as pernas de Thiago Passos para ampliar o placar: 2 a 0.
Apesar de mais ameaças de ambas equipes, o placar não foi modificado na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Bahia 2x0 Barcelona de Ilhéus
Campeonato Baiano - 5ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 31/01/2024
Árbitro: Eziquiel Sousa Costa
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Daniella Coutinho Pinto
Bahia: Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Ryan (Luciano Juba); Yago Felipe (Caio Alexandre), Thaciano, Cauly e Everton Ribeiro (Jean Lucas); Ademir (Biel) e Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.
Barcelona de Ilhéus: Thiago Passos; Hugo Moura, Bruno Ritter, Weslley e Reginaldo (João Henrique); Ninho Xavier (Caio Felipe), Ramires (Jefferson) e Hadrian; Natan, Dionas Bruno (Tauã) e Cesinha (Vitor Hugo). Técnico: Betinho.
Gols: Everton Ribeiro e Rafael Ratão
Cartão amarelo: Cesinha e Bruno Ritter
Público pagante: 24.887
