27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Derrubando obstáculos - 02/10/2023, 13:21 - Silvânia Nascimento

Ferramenta de transformação: judô muda vida de jovem do Calabar

Samuel Barreiros, 20 anos, viu no esporte uma nova perspectiva para viver

Kleber Curcino é professor e inspiração para Samuel e também dezenas de jovens
Kleber Curcino é professor e inspiração para Samuel e também dezenas de jovens |  Foto: Olga Leira / Ag. A Tarde

É muito comum ouvir médicos falarem sobre a importância de praticar alguma atividade física para prevenir doenças e amenizar o estresse, a ansiedade e outras patologias psicológicas. Entretanto, os benefícios proporcionados pelo esporte vão muito mais além de melhorias ligadas ao aspecto da saúde.

Samuel Barreiros, 20 anos, é um dos inúmeros exemplos que comprovam que, por meio do esporte, também é possível mostrar, orientar e conduzir crianças e jovens a escolherem caminhos honestos e dignos. Ele, que desde os 11 anos integra o projeto de judô ofertado pela Base Comunitária de Segurança do Calabar, em Salvador, revela ter encontrado na modalidade novas possibilidades de vida.

“Eu sempre tive admiração pela arte suave, desde novo. O judô, na minha concepção, representa o abstrato para além do seu verdadeiro significado, caminho suave. Sinto a energia desse esporte como um verdadeiro potencial fluido de transformações, seja física ou psicológica. Nessa nobre arte, entendi o valor do respeito com o coletivo e, principalmente, como indivíduo. Aprendendo a controlar esses sentimentos e impulsos”, detalhou Samuel ao MASSA!.

Por ter perdido o pai aos 12 anos, e a mãe aos 16, o jovem passou por muitos desafios durante a transição entre a adolescência e a fase adulta. E, de lá para cá, o suporte encontrado no esporte tem sido essencial para o jovem. “Foi uma grande benção a adaptação do judô na minha juventude, refletindo até hoje na fase adulta. Visto que, o meu comportamento se tornou mais maleável e menos reativo, tendo conhecimento pedagógico para lidar com o estresse e a ansiedade, canalizando energias para uma conduta mais justa nos tatames e na vivência para a vida”, completou o judoca.

Samuel, assim como outras centenas de crianças e adolescentes que integram o projeto, é aluno do policial militar Kleber Curcino. Foi com o apoio do PM que o jovem mergulhou de cabeça no mundo do judô.

“Posso afirmar, sem dúvidas, que o soldado Kleber surge como inspiração na minha vida. Nunca havia visto um profissional tão exemplar e adequado para tal posição. Ele representa liderança, resiliência, respeito e, acima de tudo, empatia. Ele me ensina que, independente das adversidades e por mais difícil que elas sejam, sempre há motivos para confiar em algo melhor que está por vir. Nunca abaixar a cabeça e ser sempre braço forte para levantar a quem precisa, assim, como ele me levantou”, concluiu o jovem.

Inspirado em professor, judoca passou em concurso e se tornou policial militar
Inspirado em professor, judoca passou em concurso e se tornou policial militar | Foto: Olga Leira / Ag. A Tarde

Trajetória é orgulho para professor

Ao olhar a trajetória de Samuel, o soldado Kleber, ao mesmo tempo que reconhece que a caminhada foi árdua para o jovem, faz questão de lembrar de todo o empenho e dedicação do aluno. Essa retrospectiva faz com o PM tenha certeza do quanto o apoio e parceria dedicadas ao jovem valeram a pena.

“Samuel precisou amadurecer muito cedo, mas mesmo diante de todos os fatos ele não se deixou abalar. Ele sempre foi um aluno dedicado no judô, ouvia nossas orientações. E, além disso, começou a estudar com foco em concurso. Isso me deixa muito deslumbrado em notar o interesse dele em querer mudar a vida. Desde quando ele começou aqui, quando tinha 8 anos, sentimos uma semiose muito boa, porque em alguns casos, o aluno vem, mas não se adapta com a modalidade. Mas Samuel se adequou bastante e daqui ele não saiu mais”, pontuou.

Aprovação em concurso da PM

A relação criada entre o jovem e o policial, que teve os laços estreitados graças ao amor que ambos têm pelo judô, também serviu como ponte para uma grande conquista de Samuel: a aprovação do concurso da Polícia Militar. Por ter o soldado como uma referência, dentro e fora dos tatames, o jovem também se espelhou em Kleber, ao decidir seguir a carreira militar.

“Ele é apenas polícia para alguns, mas para outros exerce além da sua profissão. Pois também é psicólogo, sensei, melhor amigo e pai! Devo muito aos ensinamentos dele e serei eternamente grato por ter regado o melhor lado possível do meu ser. E, com grandes referências por perto, sendo também a do meu irmão, PRF Henrique Barreiros, busquei alcançar esse êxito como meta primordial, e de forma vocacional poder suprir o meu desejo de ser agente de segurança pública da Bahia”, lembrou Samuel.

exclamção leia também