Felipe Massa iniciou uma ação contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula One Management (FOM) referente ao título de 2008, conquistado por Lewis Hamilton por um ponto de diferença. Segundo o ge.globo, a defesa do piloto brasileiro enviou uma carta às entidades, obrigatória no Reino Unido antes do ajuizamento deste tipo de ação. A iniciativa é motivada por declaração feita esse ano por Bernie Ecclestone, que revelou ter tido conhecimento sobre o “Singapuragate” na mesma temporada do fato, há 15 anos.
Em março de 2023, o ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone, alegou que ele e Max Mosley (então presidente da FIA) souberam da batida proposital de Nelson Piquet Jr em Singapura, planejada para beneficiar o companheiro Fernando Alonso, ainda durante a temporada 2008, mas ambos optaram por não agir para “proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo”.
Ainda de acordo com Ecclestone, a entidade tinha “informação suficiente” para investigar o assunto e, segundo os estatutos, a F1 "deveria ter cancelado a corrida em Singapura". Desta forma, o resultado em Marina Bay não teria sido contabilizado e Felipe Massa teria sido campeão do mundo de 2008, não Lewis Hamilton. Os dois terminaram o campeonato separados por um ponto.
Representantes de Massa alegam que o piloto teria sido vítima de uma conspiração de FIA e FOM - não relacionada à batida de Piquet Jr em si, mas ao curso de ação das entidades após o desenrolar da colisão. A FIA teria falhado admitidamente com seu próprio regulamento ao não investigar as circunstâncias do Singapuragate ainda em 2008 e, posteriormente, ocultar o teor proposital da batida.
Além da perda esportiva, a carta atesta que a não anulação do GP de Singapura causou prejuízos à reputação de Massa, financeiros e danos morais - estes não são princípios do Direito inglês, mas estão sendo considerados sob outras jurisdições.
O texto da carta explica que, além do título da Fórmula 1, Felipe teria conseguido acesso a condições de negociar contratos melhores com equipes, patrocinadores e campanhas que afetariam sua carreira, além do bônus pela conquista do campeonato de 2008.
Em entrevista ao ge.globo, em abril deste ano, Felipe disse não se interessar por dinheiro, mas sim na "justiça". Na opinião dele, o desfecho do GP de Singapura afetou “diretamente todo o automobilismo brasileiro” e a projeção de pilotos brasileiros na elite.
"Se as duas pessoas mais poderosas, o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA, sabiam em 2008 e se calaram, isso é muito grave e inadmissível para o esporte. (...) Como um título mundial poderia ter alavancado o automobilismo brasileiro nos últimos 15 anos? Nunca mais teremos essa resposta", disse Massa.
Entenda o caso
Nelson Piquet Jr, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, pilotava pela Renault ao lado de Fernando Alonso. Seguindo ordens do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, ele colidiu intencionalmente na curva 14 do circuito de Marina Bay, forçando a entrada do safety car e ajudando o espanhol a vencer.
Em podcast, Nelsinho admitiu a responsabilidade no episódio, mas atribuiu decisão a fatores psicológicos e à pressão de Briatore.
"A pressão do Flavio era muito grande pra cima de mim. Até que chegou aquele final de semana; me colocaram contra a parede, psicologicamente e eu não tive como... As pessoas me perguntam: "você faria de novo?". É óbvio que não. Mas você não tem ninguém ali com você a não ser um bullying daquele; "olha, é sua última chance, olha isso, olha aquilo". E você vê seu sonho, pelo qual lutou a vida inteira, parece que tudo está dando errado" recordou o piloto de 37 anos no "Pelas Pistas".
Felipe foi prejudicado pela colisão de Piquet Jr de forma indireta. Líder da prova no momento em que a bandeira amarela foi acionada, o piloto da Ferrari foi chamado aos boxes e liberado com a bandeira de reabastecimento ainda acoplada ao carro.
Massa teve que parar no pit lane, quase bateu em Sutil e viu os comissários considerarem sua liberação como "insegura", recebendo ainda uma punição - além do tempo já perdido. Por fim, o brasileiro ainda furou um pneu no decorrer do GP e teve que ir aos boxes de novo, terminando em 13º, fora da zona de pontuação.
Antes da prova, o piloto da Ferrari estava a um ponto de Hamilton na classificação. Com o resultado em Singapura, a distância aumentou para sete pontos.