O Bahia vai em busca de uma missão que nunca teve facilidade para cumprir neste sábado (17), que é derrotar o Grêmio como visitante. Muitas vezes algoz do Esquadrão, o Imortal não costuma dar mole como mandante. Dessa vez, no entanto, vai jogar no estádio Alfredo Jaconi, que tem sido sua casa em muitos jogos desse Campeonato Brasileiro.
A última vez que o Bahia bateu o Grêmio no Sul do país aconteceu no Brasileirão de 2019, quando venceu por 1 a 0 no segundo turno, na Arena do Grêmio, no dia 16 de outubro. À época, o Esquadrão tinha um elenco bem diferente do atual, mas o Portal MASSA! relembra para você quem eram os jogadores.
Leia mais:
Meia do Bahia é novamente emprestado a clube europeu
Ex-presidente do Bahia, Bellintani está próximo de comprar clube paulista
Arbitragem de Grêmio x Bahia é definida pela CBF; confira escala
Saiba onde e como está o último time do Bahia que derrotou o Grêmio fora de casa:
Douglas Friedrich
Titular absoluto do Bahia entre 2018 e 2020, Douglas atuou naquele jogo contra o Grêmio. Atualmente com 35 anos, o goleiro está na terceira passagem pelo Avaí. No entanto, não atuou em nenhuma partida na temporada por ter sofrido uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) ainda durante as férias. Defendeu também clubes como Bragantino, Corinthians, Grêmio, Juventude, entre outros.
João Pedro
Entre idas e vindas, João Pedro vestiu a camisa do Bahia entre 2018 e 2021, mas nunca se firmou como titular. Naquele jogo, entretanto, começou entre os 11 iniciais e participou de 90 minutos do triunfo. Curiosamente, o lateral-direito virou a casaca e hoje defende justamente o Grêmio. Revelado pelo Palmeiras, passou também pelo Corinthians entre 2021 e 2022.
Lucas Fonseca
Durante muitas temporadas seguidas titular do Bahia, Lucas Fonseca também esteve envolvido naquele triunfo contra o Grêmio. Ele ainda ficou no clube até 2021 e saiu após o rebaixamento. Depois, acabou se aposentando do futebol e hoje vive de maneira bem discreta. O ex-jogador de 39 anos também passou por clubes como Lemense, União São João, Guarani, Mogi Mirim e Tianjin Teda, da China.
Juninho
Juninho atuou pelo Bahia entre 2019 e 2021 e teve passagem conhecida por altos e baixos, emprestado e depois comprado junto ao Palmeiras. Titular na zaga naquela partida, ele ainda tem 29 anos e iniciou sua quarta temporada no futebol dinamarquês, onde defende o Midtjylland. Passou também por Coritiba, onde foi revelado, e Atlético-MG.
Giovanni Palmieri
Entre todos os jogadores desta lista, Giovanni foi o que menos entrou em campo pelo Bahia. Das 10 partidas que jogou, aquela vitória diante do Grêmio foi uma delas. Seu último clube foi o Grêmio Prudente em 2023, mas, aos 35 anos, está aposentado desde o início desta temporada. Passou também por equipes como Criciúma, Fluminense, Ponte Preta, América, Cruzeiro, entre outros,
Gregore
Xodó da torcida do Bahia e de passagem marcante entre 2018 e 2020, o volante Gregore foi titular absoluto e destaque do time durante quase todo o período que esteve em Salvador, até ser negociado com o Inter Miami-EUA. Como de praxe, atuou naquele triunfo contra os gaúchos e ajudou com seus desarmes e forte marcação. Atualmente com 30 anos, joga a Série A pelo Botafogo e vive boa fase.
Flávio Medeiros
Flávio formou com Gregore uma dupla de volantes que a torcida do Bahia aprovava muito até ser negociado com o Trabzonspor-TUR em 2020. Ele até demorou de se firmar pelo Tricolor, mas estourou em 2019 e atuou naquele jogo no Rio Grande do Sul. Hoje com 28 anos, o jogador está no Al Taawon, da Arábia Saudita, e chegou a ter especulado um retorno ao clube em 2024.
Alejandro Guerra
Rei da América após conquistar a Libertadores pelo Atlético Nacional em 2016, Guerra atuou apenas 18 partidas no Bahia emprestado pelo Palmeiras. Cercado de expectativas em sua chegada, não rendeu o esperado e deixou o clube ao fim de 2019. Depois do Esquadrão, atuou apenas no Delfines del Este, da República Dominicana, e hoje, aos 39 anos, é assistente técnico na Portuguesa Fútbol Club, do seu país natal Venezuela.
Artur Victor
Artur Victor foi outro jogador que caiu nas graças do torcedor tricolor, mas só jogou pelo Bahia naquela temporada de 2019. Após passagens por Red Bull Bragantino e retorno ao Palmeiras, clube que o revelou e emprestou ao Tricolor, o atacante de 26 anos foi negociado com o Zenit e vive bom início de temporada na Rússia.
Élber
Com mais de 150 jogos pelo Bahia, Élber teve passagem entre 2018 e 2020 após deixar o Cruzeiro e trocou o Esquadrão pelo futebol japonês após não chegar em acordo pela renovação de contrato. Já com 32 anos de idade, o atacante segue no Yokohoma Marinos, clube que tem participação do Grupo City, e é peça importante.
Gilberto
Principal jogador do Bahia entre 2018 e 2021, Gilberto tem status de ídolo entre muitos tricolores. Ele atuou em 189 jogos, marcou 83 gols e deixou saudades. Deixou o clube após o rebaixamento em 2021 e assinou com o Al Wasl, dos Emirados Árabes. Retornou ao Brasil em 2023 para defender o Cruzeiro e não foi bem, se transferindo para o Juventude na atual temporada. Hoje com 35 anos, ele segue no clube gaúcho e não é unanimidade.
Marco Antônio
Comprado ainda na base do Desportiva Paraense, Marco Antônio estreou profissionalmente pelo Bahia em 2018 e até hoje tem contrato com o clube. Entrou no segundo tempo naquela partida contra o Grêmio e sofreu o pênalti que definiu o placar. Defendeu o Tricolor pela última vez na Série B de 2022 e depois passou por empréstimo por Botafogo, onde foi destaque, Atlético Goianiense, Chapecoense e hoje está no Remo, onde disputa a Série C.
Artur Caíke
Autor do gol de pênalti que deu o triunfo naquele jogo contra os gaúchos, Artur Caíke defendeu o Bahia entre 2019 e o início de 2020, quando deixou o clube e assinou com o Cruzeiro. Passou depois por Kashima Antlers-JAP, Sport e hoje, aos 32 anos, o atacante joga a Série A pelo Criciúma e fez no gol no empate por 2 a 2 diante do Esquadrão.
Ronaldo
Volante que atuou pelo Bahia entre 2019 e 2020, Ronaldo entrou nos acréscimos daquele 1 a 0 contra o Grêmio. Ficou entre 2021 e 2024 no futebol japonês, onde atuou pelo Shimizu S-Pulse. Aos 27 anos de idade, acertou seu retorno ao Brasil e vai reencontrar Gilberto no Juventude. Vestiu também a camisa do Flamengo, clube em que foi revelado.