Se o cartão vermelho pudesse ser usado fora do campo, ele iria para parte dos torcedores do Bahia e do Vitória, que deixaram o preconceito bradar mais alto que o hino do respeito e da empatia. Enquanto os seus clubes homenageavam a comunidade LGBTQIA+, nesta quarta-feira (17), o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, muitos tricolores e rubro-negros rejeitaram as campanhas dos times nas redes sociais e encheram as publicações de comentários negativos.
Enquanto o Esquadrão abordou a história da data comemorativa, falou sobre os trabalhos do clube voltados à essa comunidade e lançou cursos com a temática inclusiva, o Colossal fez uma publicação afirmando que o preconceito não é admissível. “Não há espaço para a Lgbtfobia! Juntos, lutamos contra o preconceito”, relatou a postagem do clube rubro-negro.
Mesmo com o apelo dos clubes pela inclusão de todos os torcedores, muita gente continuou reforçando o preconceito. “Lá ele, Esquadrão”, “Lá ele, Colossal”, “Parem de querer lacrar” e “Vamos focar no futebol” foram os comentários mais repetidos entre os internautas.
Por outro lado, alguns torcedores elogiaram os clubes pela atitude de tratar sobre essa questão social e lamentaram a postura de parte da torcida. Já a página oficial da torcida LGBTricolor se manifestou sobre o assunto, dizendo: “Depois de tanto tempo tem torcedor que ainda não entende como funciona o clube, lamentável”.