O zagueiro António Eduardo Pereira dos Santos, mais conhecido pelo apelido Kanu, anunciou oficialmente que pendurou as chuteiras aos 40 anos nesta sexta-feira (27). Natural de Salvador, o jogador marcou época no futebol baiano, onde atuou por Vitória, Juazeirense e o Jacuipense.
O anúncio da aposentadoria foi feito em seu perfil nas redes sociais. Veja abaixo.
Carreira recheada
Apesar de ser soteropolitano, o defensor iniciou sua carreira na Cabofriense, time do Rio de Janeiro, em 2003. Em seguida, passou por ABC, Alecrim, Teotônio, Estrela do Norte, Ituano e Jaguaré até meados de 2008, quando rumou para a Europa em busca de novos desafios.
No Velho Continente, Kanu jogou pelo Standard Liège, da Bélgica, além de Beira-Mar e Vitória Guimarães, de Portugal. No entanto, o destino levou o zagueiro a brilhar em outro Vitória, o da Bahia, onde fez 121 jogos entre 2015 e 2018, marcando 16 gols.
Após se tornar um dos 'xodós' da torcida rubro-negra, o defensor deixou o clube e seguiu carreira no Oeste-SP, Juazeirense, Sampaio Corrêa e Jacuipense, seu último clube.
Envolvido em polêmicas
Em sua longa trajetória no futebol, o jogador colecionou diversos momentos marcantes, mas alguns deles acabaram sendo polêmicos, como o envolvimento no 'troca-soco' ocorrido durante o 'Ba-Vi da Paz', em 2017.
Na ocasião, o jogo foi marcado por nove expulsões e uma briga generalizada à beira do campo, após o pênalti convertido por Vina, do Bahia. Kanu chegou a dar uma 'botada' no meia tricolor e foi expulso junto com outros jogadores após a confusão.
Relembre:
Outra polêmica ocorreu em mais um dos Ba-Vi's de 2017. Na ocasião, o zagueiro do Bahia, Lucas Fonseca, alegou que Kanu estava com mau hálito durante o jogo.
Veja: