25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Deu ruim - 11/09/2023, 11:22 - Vinicius Rebouças

Ex-Vitória Ygor Catatau e mais dois são banidos pela Fifa

Entidade confirma punições do STJD após escândalo de apostas

Ygor Catatu atuou pela última vez no futebol do Irã
Ygor Catatu atuou pela última vez no futebol do Irã |  Foto: Reprodução/ Youtube

A Fifa ampliou para nível mundial as punições impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a onze jogadores envolvidos nos casos de manipulação de resultados, revelados pela Operação Penalidade Máxima do Ministério Público de Goiás. Três dos envolvidos estão impedidos de jogar futebol pelo resto da vida, entre eles, o ex-atacante do Vitória Ygor Catatau.

Gabriel Tota, ex-meia do Juventude, e Matheus Gomes, goleiro revelado pelo Fluminense, completam o trio de banidos.

Na decisão divulgada nesta segunda-feira, 11, a Fifa informou que "como resultado da colaboração exemplar com a Confederação Brasileira de Futebol e em conformidade com o artigo 70 do Código Disciplinar da Fifa, o presidente da Comissão Disciplinar da Fifa decidiu ampliar a âmbito mundial as ditas sanções".

As punições também se estendem a Jonathan Doin e Onitsali Moraes, afastados por 720 dias; Paulo Sérgio Marques Corrêa, André Luiz Guimarães Siqueira Junior e Mateus da Silva Duarte, afastados por 600 dias; Fernando José da Cunha Neto, Eduardo Baurermann e Kevin Lomónaco estão suspensos por 360 dias. As punições começam a contar do dia em que foram condenados pelo STJD.

Ygor Catatau tem 28 anos e estava no futebol iraniano. Atuou pelo Sepahan pela última vez em maio deste ano. Teve curta passagem pelo Leão entre maio e agosto de 2021, emprestado pelo Madureira. Nesse período marcou somente três gols e deu uma assistência nos 27 jogos que participou.

Ele e os demais jogadores ainda têm uma chance de recorrer da decisão da Fifa. Podem acionar o Tribunal Arbitral do Esportes (CAS, sigla em inglês). Porém, o caso é considerado robusto e é considerada remota a chance de reverter as decisões do STJD e da Fifa.

exclamção leia também