Brigando na parte de cima da tabela neste início de Brasileirão, o Bahia pode ficar muito próximo de igualar a pontuação que fez em todo o primeiro turno do campeonato no ano passado. Para isso, basta vencer o Fortaleza na Arena Fonte Nova, próximo compromisso do Esquadrão na quinta-feira (13).
Caso vença seu jogo pela 8ª rodada contra os cearenses, o Bahia vai chegar aos 17 pontos conquistados. Nos 19 primeiros jogos de 2023, o Tricolor fez apenas 18 pontos, à época comandado por Renato Paiva. A briga foi contra o rebaixamento do início ao fim, mesmo após a chegada do atual técnico Rogério Ceni no começo do returno.
Vale lembrar que a melhor campanha do Bahia em um primeiro turno aconteceu em 2019. O time do então treinador Roger Machado, atualmente no Juventude, teve um começo arrasador e anotou 31 pontos em 19 partidas. O recorde de pontuação do Esquadrão em uma edição completa, no entanto, ainda são os 50 pontos no Brasileiro de 2017.
O Fortaleza
Adversário considerado forte, o Fortaleza acaba de conquistar o tricampeonato da Copa do Nordeste. O Leão do Pici vem acumulando boas campanhas desde 2019, conseguindo se classificar para a Copa Libertadores em dois anos seguidos (2021 e 2022), que é a grande obsessão do Bahia.
A última vez que Bahia e Fortaleza se encontraram em Salvador foi justamente na Série A de 2023, quando o Tricolor baiano venceu por 2 a 0. Na mesma temporada, no entanto, o rival cearense também ganhou na Fonte Nova: um atropelo de 3 a 0 pela fase de grupos da Copa do Nordeste.
Bahia e Fortaleza realizam um duelo de tricolores nesta quinta, às 21h30, na Arena Fonte Nova. A partida é válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.