
O Upfront Globo 2026, evento realizado em São Paulo na última segunda-feira (13), que tinha como objetivo apresentar os novos projetos da emissora, acabou gerando uma crise entre a Globo e a Band após uma série de comentários polêmicos feitos por artistas da casa.
Leia Também:
A confusão começou quando a chef Renata Vanzetto, do reality Chef de Alto Nível, afirmou que o programa da Globo teve mais audiência “do que todas as temporadas do MasterChef juntas”. Criticada nas redes, ela pediu desculpas e disse apenas ter seguido um roteiro preparado pela emissora.
Em seguida, William Bonner ironizou a transmissão da Fórmula 1 pela Band ao anunciar o retorno da categoria à Globo, o que provocou reações indignadas de nomes como Téo José e Craque Neto. Mais tarde, Fábio Porchat e Sabrina Sato também fizeram piadas envolvendo a concorrente, e o ator Eduardo Sterblitch ainda alfinetou a novela Beleza Fatal, sucesso da HBO Max.
Com a repercussão negativa, diretores da Band procuraram representantes da Globo nos bastidores para cobrar explicações. A emissora carioca negou qualquer intenção de desmerecer colegas de profissão e afirmou que as falas polêmicas foram improvisadas pelos artistas.
Leia o pronunciamento na íntegra:
"O UPFRONT 2026 da Globo, realizado ontem no Ibirapuera, apresentou para o mercado publicitário conteúdos e dados de audiência que nos dão muito orgulho. Como é um evento para o mercado, é esperado que se fale em performance, o que dá transparência e contexto para tomadas de decisão de negócio. Fazer comparações entre conteúdos, emissoras e plataformas não significa, em hipótese alguma, o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais. Pelo contrário: em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria. E porque acredita nisso, a Globo tem sistematicamente homenageado talentos de outras emissoras em seus programas. Nenhum outro veículo tem seus dados de audiência tão expostos e debatidos como a Globo. E nós consideramos isso como parte da relevância que construímos todo dia com o público".