Em pleno dia da Proclamação da República, neste 15 de novembro, o estádio Alberto Sampaio de Oliveira, mais conhecido como Joia da Princesa, completa 60 anos desde sua inauguração, em 1964, na cidade de Feira de Santana, no interior da Bahia, a 108 km de Salvador. Seu nome homenageia o desportista que foi vice-presidente e presidente do Fluminense de Feira.
Veja também:
Freguesia! Bahia tem retrospecto assustador contra o Palmeiras
Staff de Matheusinho diz que não é surpresa valorização do jogador
Por outro lado, o apelido foi atribuído pelo ex-narrador esportivo Edmundo de Carvalho Junior, o "Palito", que na época era chefe da equipe de esportes da Rádio Sociedade de Feira. Vale ressaltar, que o comunicador se inspirou no estádio Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani de Campinas (SP).
O equipamento já chegou a receber 28 mil pessoas, quantidade recorde. Atualmente, o estádio consegue acomodar um pouco mais de 16 mil torcedores.
O Joia da Princesa recebe grandes jogos do futebol baiano, principalmente com os mandos de campo do Fluminense de Feira e Bahia de Feira. Porém, em 2018, o Tricolor do interior inaugurou sua própria casa, a Arena Cajueiro.