Bahia e Cruzeiro mediram forças pela 11ª rodada do Brasileirão, neste domingo (23), na Arena Fonte Nova, e o time baiano se deu bem melhor no confronto direito pelas primeiras posições da Série A. Dentro de casa, o Esquadrão de Aço fez um verdadeiro arraiá e venceu de virada a Raposa, por 4 a 1, com gols de Thaciano, Estupiñán (2) e Biel, enquanto Gabriel Veron descontou para os mineiros.
Com o resultado, o Tricolor alcançou a vice-liderança, com 21 pontos, a três do Flamengo. Já o Rei de Copas terminou o confronto na 7ª colocação, com 17.
Daqui a três dias, o Esquadrão de Aço voltará para seu domínio para enfrentar o Vasco da Gama, às 21h30. Por outro lado, o Cabuloso receberá o Athletico Paranaense, no mesmo dia, duas horas antes, no Mineirão.
Empate no apagar das luzes da etapa inicial
Com desempenhos ofensivos, os dois times entraram em campo com a missão de agredir um ao outro. Apesar de atuar como visitante, foi o Cruzeiro quem abriu o marcador. No embate com Gabriel Xavier, Gabriel Veron deixou o xará torto no chão, invadiu a área e bateu de pé direito.
Sem querer abrir a guarda para o Tricolor, a Raposa tentou ferir mais uma vez, mas Matheus Pereira arriscou para fora de canhota.
Decidido a empatar nos minutos seguintes, o time do técnico Rogério Ceni arriscou chutes de fora e da pequena área. Jean Lucas parou na defesa espalmada por Anderson, em um belo chute colocado.
Com fogo para queimar a equipe cruzeirense, o Bahia chegou ao gol após muita persistência nos acréscimos da etapa inicial. Everaldo cruzou, a bola desviou no pé de Marlon e sobrou para Thaciano. O camisa 16, de cabeça, brocou a rede adversária, fechando o primeiro tempo em 1 a 1.
Fonte ferveu no segundo tempo
O retorno ao gramado foi de correria desde o primeiro minuto. Logo aos 3, Veron foi amarelado por chutar a bola após paralisação da arbitragem. Já o Bahia, na intenção de virar a partida, chegou firme com Everaldo, que parou na trave.
Só que, com o clima à flor da pele, Marlon deu uma entrada de sola em Gilberto e foi para o chuveiro mais cedo, o que aumentou a pressão tricolor. Foi aí que saiu a virada do Esquadrão. Após cruzamento cheio de efeito de Ademir, Biel tocou de cabeça e Estupiñán meteu dança: 2 a 1, aos 32 minutos do segundo tempo.
Sem ter para onde correr, o Cruzeiro cedeu espaços. Na bruxa para botar fogo no São João dos mineiros, o Baêa ainda brocou aos 45 e aos 51 minutos. Biel e Estupiñán fecharam o caixão da Raposa e fizeram o forró tricolor se espalhar por toda Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Cruzeiro
Campeonato Brasileiro - 11ª rodada
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 23/06/2023
Horário: 16h
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa) e Clovis Amaral da Silva (PE)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa)
Transmissão: Premiere
Gols: Thaciano, Estupiñán (2x) e Biel (B); Gabriel Veron (C)
Cartão amarelo: Lucas Silva, Gabriel Veron e Ramiro (C)
Cartão vermelho: Marlon (C)
Bahia: Marcos Felipe, Gilberto (Ademir), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Carlos de Pena (Biel) e Cauly (Everton Ribeiro); Thaciano (Estupiñán) e Everaldo (Cicinho).Técnico: Rogério Ceni.
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Silva (Arthur Viana), Lucas Romero (Vitinho), Ramiro e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Arthur Gomes) e Robert (Villalba). Técnico: Fernando Seabra.