28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Capital x Interior - 02/04/2023, 07:00 - Wiliam Falcão*- Atualizado em 02/04/2023, 09:32

Esquadrão e Jacupa fazem duelo decisivo pela taça do Baianão 2023

Partida final do Estadual acontece neste domingo (2), às 16h, na Arena Fonte Nova

A bola vai rolar pela última vez no Campeonato Baiano 2023 na grande final entre Bahia e Jacuipense, neste domingo (2), a partir das 16h, na Arena Fonte Nova. O Tricolor busca o expressivo 50º título da competição estadual, enquanto o Leão do Sisal pode levantar a taça pela primeira vez na história.

Com o empate na partida de ida por 1 a 1, em Riachão do Jacuípe, nenhuma das duas equipes tem vantagem no confronto decisivo. Quem vencer ficará com o troféu e, em caso de empate, a decisão será por pênaltis.

Contratado no início da temporada após a aquisição do Grupo City junto ao Esquadrão, o técnico Renato Paiva pode conquistar o seu primeiro título da temporada pelo time baiano com pouco mais de três meses de trabalho. Apesar das críticas ao treinador por parte da torcida, ele tem a chance de fazer o Tricolor ser campeão do Baianão depois de dois anos.

Mesmo com a vantagem em jogar ao lado do torcedor, que promete lotar as arquibancadas com mais de 47 mil tricolores, o português pregou respeito ao adversário. “Temos um jogo em aberto. Estamos em alerta. Jacuipense é muito boa equipe. Agora é esperar que a Fonte Nova encha até o teto. Vamos viver os grandes dias da Fonte Nova”, projetou o mister.

Já do outro lado, com a possibilidade de ficar marcado na histórica do Jacupa ao conquistar o primeiro título estadual da equipe, Jonilson Veloso afirma que não vai faltar entrega dentro de campo e assegurou que o Leão Grená vai jogar para vencer. “A postura do Jacuipense vai ser a mesma. Quem vem acompanhando consegue identificar um padrão na equipe do Jacuipense. Uma equipe que ao decorrer da competição foi crescendo e chegou à fase final muito forte. É o segundo jogo agora e só nos restam 90 minutos”, garantiu.

No Esquadrão, um dos capitães na temporada, o meio-campo Daniel está à disposição da comissão técnica após cumprir suspensão na partida de ida em Riachão. Em coletiva ontem na Cidade Tricolor, o camisa 10 ressaltou a importância do título para dar sequência nas outras competições durante a temporada.

“Vai ser muito bom a gente poder levantar essa taça para dar uma acalmada, começar o Brasileiro, próxima fase da Copa do Brasil, mais tranquilo, com mais confiança. Espero que a gente consiga dar essa alegria para a gente, para o torcedor, para a nossa família no domingo. Ter foco total para não deixar esse título escapar”, analisou.

Já no Leão do Sisal, acostumado a jogar confrontos decisivos contra o Bahia, o zagueiro e capitão Kanu pode ser campeão da competição pela segunda vez na carreira.

“É sempre muito difícil jogar contra o Bahia na Fonte Nova. O que a gente precisa fazer é continuar trabalhando, tivemos uma semana dura para ajustar o que vem fazendo de bom. Acredito que Jonilson tem as alternativas dele, para a gente chegar no domingo e fazer o nosso papel”, afirmou.

É esperar pra ver quem vai levar a melhor e erguer o troféu de campeão estadual deste ano na Bahia.

Imagem ilustrativa da imagem Esquadrão e Jacupa fazem duelo decisivo pela taça do Baianão 2023
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Paiva apronta time e tem volta de meia

O elenco do Bahia finalizou no sábado (1) a preparação, no Centro de Treinamentos Evaristo de Macedo, visando a grande decisão do Baianão diante do Jacupa. O técnico português Renato Paiva realizou algumas orientações na equipe para que o Tricolor possa corresponder dentro de campo e conquistar a taça estadual.

Os atletas também realizaram uma atividade focada em jogadas no setor ofensivo e recuperação de bola após a perda da posse. Com o retorno de Daniel, que deve estar entre os 11 titulares, o treinador não terá dor de cabeça por causa de desfalques.

Assim como nos outros jogos do Baianão, o meio-campo Yago Felipe e o atacante Arthur Sales não podem atuar, pois não estão inscritos no torneio.

Imagem ilustrativa da imagem Esquadrão e Jacupa fazem duelo decisivo pela taça do Baianão 2023
Foto: Lucas Pena / EC Jacuipense

Jonilson veloso monta tática no Barradão

O grupo do Jacuipense também aproveitou o dia de ontem para finalizar e treinar a parte tática, na Toca do Leão, no Barradão. O Leão do Sisal já tem as estratégias que serão utilizadas no duelo de hoje, diante do Bahia, e que pode valer a taça inédita para o clube baiano.

O técnico Jonilson Veloso deve iniciar a partida com o mesmo time que entrou em campo no jogo de ida, no estádio Valfredão. Ele aproveitou a semana para fazer alguns testes na equipe, no entanto, deve manter a formação que vem dando certo até aqui.

Após as atividades sob o comando do treinador, os atletas treinaram cobrança de pênaltis para se preparar caso seja necessário decidir o título na marca da cal.

Ficha Técnica
Final - Campeonato Baiano

Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Data e Hora: 02/04/2023 (hoje); a partir das 16h
Arbitragem: Diogo Pombo Lopez
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda Gussen

Bahia: Marcos Felipe, Kanu, Marcos Victor, Rezende (Gabriel Xavier); Jacaré, Acevedo, Daniel (Rezende),Chávez; Cauly, Biel e Everaldo. Téc: Renato Paiva

Jacuipense: Jean, Raphinha, Kanu, Weverton, Radar; Fábio Bahia, Vinícius Amaral, Eudair; Thiaguinho, Welder e Jeam. Téc: Jonilson Veloso

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também