O 'sabadou!' das espanholas começou com grande estilo e comemoração, pois pelas oitavas de final da Copa do Mundo feminina, a Espanha não tomou conhecimento da Suíça e 'passou o trator' no jogo, aplicando uma goleada de 5 a 1 e avançando às quartas de final, rumo ao título inédito.
A partida que aconteceu em Auckland, na Nova Zelândia, teve todos os 6 gols da partida marcados pelas espanholas, isso porque o único gol suíço saiu dos pés da zagueira Laia Codina, das Rojas. Os demais feitos foram anotados por Aitana Bonmatí (2x), Alba Redondo e Jenni Hermoso e Laia Codina, que se redimiu da falha.
A Espanha abriu o placar logo cedo, com quatro minutos, com Aitana Bonmatí, que deu 'um nó' na marcação e cravou o primeiro. O empate das suíças veio logo em seguida com gol contra da zagueira espanhola, Laia Codina, após tentar recuar para a goleira Coll com muita força, a arqueira não esperava e apenas acompanhou a bola balançar as redes. 2 a 0.
A igualdade no score não durou muito e as Rojas tomaram a frente no placar novamente, aos 17, com Alba Redondo de cabeça. O primeiro tempo foi bastante movimentado, e o terceiro das 'La Furias' saiu aos 35, com Bonmatí novamente limpando a 'zaga' da Suíça e colocando no fundo do gol. Terceiro da Espanha.
Laia Codina teve sua redenção já aos 44, no finalzinho da primeira etapa, após cruzamento na área, houve um bate-rebate e a bola sobrou em seus pés, que não desperdiçou a chance e marcou o quarto das espanholas no jogo. Já na segunda etapa, aos 70 minutos, Hermoso fechou o caixão, após erro na saída de bola das zagueiras suíças, ela recebeu de cara com a goleira e apenas descolocou Thalmann, para fechar 5 a 1 na partida.
👏 @SEFutbolFem are through to the #FIFAWWC quarter-finals for the first time! 🇪🇸
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) August 5, 2023
A Espanha avança para as quartas de final e espera o vencedor do jogo entre África do Sul e Holanda, que acontece ainda neste sábado, às 23h (Brasília), em Sydney. O jogo da fase seguinte está marcado para a próxima quinta-feira, às 22h.