31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Série A2 à vista - 17/06/2023, 10:26 - Júnior Almeida

'Era City' sofre primeiro baque com rebaixamento das Mulheres de Aço

Com a concretização da queda, há de se analisar os próximos passos da direção tricolor

Esquadrão acabou primeira fase do Brasileirão feminino dentro da zona de degola
Esquadrão acabou primeira fase do Brasileirão feminino dentro da zona de degola |  Foto: Letícia Martins / EC Bahia

O Grupo City já viveu o seu primeiro grande fracasso no Bahia. Desde que assumiu o clube, a concessionária buscou os melhores resultados. Investimentos nas equipes masculina e feminina ocorreram, e a expectativa era de um bom desempenho. As Meninas de Aço, no entanto, não atingiram o esperado na temporada. Até começaram bem o Brasileirão e chegaram a brigar por vaga entre as primeiras colocadas, mas a equipe acabou rebaixada no campeonato nacional.

O time sofreu cinco derrotas consecutivas, e a quinta foi a mais dolorosa de todas. O revés para o Corinthians, por um largo placar de 5 a 1, no Estádio de Pituaçu, trouxe uma dor imensurável. Menos de um ano após garantir o acesso para a série A1, o time volta à segunda divisão.

No mês passado, Ferran Soriano, CEO do City, esteve em Salvador e garantiu compromisso com a modalidade. “O objetivo é tratar da mesma forma que tratamos o futebol masculino, com menos orçamento. Ontem, falei com as Mulheres de Aço. Disse para contarem com nosso esforço”, afirmou o cartola.

Com a concretização da queda, há de se analisar os próximos passos da direção Tricolor. Se as palavras de Ferran se mostrarem, de fato, reais, e o objetivo é tratar o feminino da mesma maneira que o masculino, o rebaixamento pode ser considerado um desastre.

Igor Morena, treinador das Tricolores desde 2019, esteve à frente das Meninas no acesso em 2022 e, agora, no rebaixamento. O técnico vem sendo questionado pelos resultados em campo. A confirmação da queda sucedeu um comunicado do clube destacando uma reformulação no departamento de futebol.

“Com o objetivo de dar a volta por cima de maneira imediata, o clube intensificará o processo de reestruturação já a partir da disputa do Campeonato Baiano, previsto para julho, quando buscaremos o tetracampeonato consecutivo”, pontuou a nota oficial.

Além disso, também foi destacado o processo de profissionalização interna. “O departamento passará a contar com profissionais específicos para a gerência e a supervisão de futebol, além de ampliar a equipe nas diversas áreas de saúde. Recentemente, também como parte do processo, chegaram reforços para preparação física, auxiliar técnico e Dade (Departamento de Análise de Desempenho)”, informou.

A reportagem buscou contato com integrantes do departamento de futebol para entender o fracasso na temporada, mas não foi disponibilizado nenhum dirigente para falar sobre o assunto. Na própria nota divulgada, foi comentada a frustração de chegar a sonhar com as melhores posições e terminar caindo.

“Nosso time chegou a sonhar com uma inédita classificação, conseguiu triunfos marcantes, mas infelizmente sofreu com lesões e oscilou justamente na reta final da competição”, finalizou o comunicado oficial.

Nas redes sociais, algumas jogadoras lamentaram o ocorrido e pediram desculpas aos torcedores. Nathane, que terminou o torneio como artilheira do time, com sete gols marcados, foi uma das que se retrataram. “Estávamos lá com força de vontade e comprometimento com o Bahia e essa nação linda. Peço desculpas a todos os torcedores por não conseguir essa permanência, saibam que demos nossos 100%”, afirmou a atacante.

Ailda, experiente zagueira, destacou a tristeza com o resultado. “Só Deus sabe o gosto amargo quando o triunfo não vem! Só Deus é testemunha do nossos esforços, e da vontade de querer algo maior com esse clube”, escreveu. A reformulação anunciada pelo clube é o primeiro passo para fortalecer a modalidade. O Baianão, que ainda não tem data para começar, por sua vez, é a primeira missão nesse recomeço.

exclamção leia também