As equipes brasileiras que disputarão os Jogos Olímpicos 2024, em Paris, realizarão suas preparações finais em diversos locais da Europa, como uma forma de se aclimatar à região. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de cidades na própria França, haverá atletas brasileiros em países como Alemanha, Eslovênia, Espanha, Itália, Polônia, Portugal, Suécia e Turquia.
Ainda segundo informações do COB, a ginástica escolheu Troyes como a base da preparação final de suas três modalidades. Ao todo, 25 atletas brasileiros treinarão nesta cidade, que fica a 160km de distância de Paris.
Em Troyes, as equipes contarão com o suporte de profissionais da área médica, fisioterapia e preparação física. Para definir o local, foram realizadas visitas técnicas e um estágio de treinamento, em abril de 2024. As equipes ficarão hospedadas a 5 minutos a pé das instalações esportivas, garantindo eficiência na rotina de treinamentos.
A ginástica artística será uma das primeiras equipes do Time Brasil a embarcar, já no início de julho, e ficará treinando em Troyes até a entrada na Vila Olímpica, no dia 18 de julho.
Veja também:
Marcelo Paz nega proposta do Corinthians e segue no Fortaleza
Uma das primeiras modalidades a definir sua base de aclimatação, o judô ficará em Sainte Genevieve, cidade a menos de 1h de distância de Paris. O grupo repetirá a estratégia das últimas edições olímpicas, em que os atletas se deslocam de forma escalonada para a Vila Olímpica poucos dias antes de suas estreias nos Jogos. No ginásio de treinos, os judocas brasileiros poderão treinar no mesmo dojô que será utilizado nos Jogos Olímpicos.
Confira a lista abaixo:
> Águas Abertas – Livigno (Itália)
> Atletismo - Grupos estarão divididos entre Espanha (Sierra Nevada e Leon), Portugal (Lisboa e Rio Maior), Turquia (Antália), dependendo do grupo de provas
> Boxe - Rio Maior (Portugal)
> Canoagem Slalom – Vaires Sur-Marne (França)
> Canoagem Velocidade – Porto (Portugal)
> Ginástica Artística – Troyes (França)
> Ginástica Rítmica – Troyes (França)
> Ginástica Trampolim – Troyes (França)
> Handebol – Dortmund e Stuttgart (Alemanha) e Liubliana (Eslovênia)
> Judô - St Genevieve (França)
> Natação - Livigno e Napoles (Itália) e Sierra Nevada (Espanha), dividido em grupos
> Remo – Varese (Itália)
> Rugby - Saint-Affrique (França)
> Saltos Ornamentais – Rzeszow (Polônia)
> Tiro com arco - Chennevières-sur-Marne (França)
> Triatlo - Font Romeu (França)
> Vôlei de Praia – Metz (França), Espinho (Portugal) e Estocolmo (Suécia)
> Vôlei – Metz (França)
> Wrestling - Heidelberg (Alemanha) e Cermont-Ferrand (França)