O país-sede da Copa do Mundo de 2022, Qatar, abriu o torneio, neste domingo, 20, às 13h (horário de Brasília) com o Equador. Diante do time sul-americano, a equipe do Oriente Médio acabou derrotada por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo mesmo jogador: Enner Valencia.
Um dos principais detalhes do jogo foi a deficiência técnica do time do técnico Félix Sánchez, demonstrada durante todo os 90 minutos. Além do veterano camisa 13 da seleção equatoriana, outro personagem foi o goleiro Al-Sheeb, do Qatar. O camisa 1 teve um péssimo desempenho, sobretudo pelo lance de pênalti que originou o segundo tento do time visitante, e pela saída no lance que resultou no que seria o gol de abertura do jogo - mas que foi invalidado.
Agora os times voltam a campo na próxima sexta-feira, 25. O Qatar recebe o Senegal, às 10h (horário de Brasília), no Estádio Al Thumama, enquanto o Equador encara a Holanda, a principal favorita do grupo, três horas mais tarde, no Estádio Internacional Khalifa. Todos esses jogos acontecem pelo Grupo A.
O jogo
O pontapé inicial desta análise envolve um detalhe: de forma inédita uma seleção anfitriã foi derrotada na rodada inaugural de um Mundial. Acima de tudo, a diferença no placar exibiu a completa dominação do Equador.
Na altura dos cinco minutos, a seleção do técnico Gustavo Alfaro expôs sua superioridade. A bola sobrou para Enner Valencia marcar de cabeça, após o goleiro Al Sheeb sair de forma bisonha. O árbitro Daniele Orsato, no entanto, anulou o gol por impedimento do atacante equatoriano, após consulta no VAR.
Porém, o que estava ruim só piorou para o time da casa. Com mais 11 minutos, Valencia foi derrubado pelo goleiro Catari e converteu a penalidade. Ele foi o primeiro a marcar um gol na edição 22 da Copa.
Jogador mais ativo da equipe equatoriana, ele ampliou aos 31 minutos. Dessa vez, aproveitou o cruzamento de Ângelo Preciado e testou para o fundo da meta. O jogo terminou sem nenhum susto ao goleiro Galindez.
FICHA TÉCNICA
Catar 0 x 2 Equador
Local: Estádio Al Bayt, Al Khor, CatarData e hora: domingo (20), às 13h (Brasília)Árbitro: Daniele Orsato (ITA)Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Gols: Valencia 15' 1T/ Valencia 30' 1T
CATAR: Saad Al Sheeb, Bassam Al Rawi, Boualem Khouki, Abdelkarim Hassan, Pedro Miguel, Karim Boudiaf, Abdulaziz Hatem, Ahmed, Hassan Al-Haydos (Mohammed Waad), Almoez Ali (Mohammed Muntari), Akram Afif
EQUADOR: Hernán Galíndez, Ángelo Preciado, Félix Torres, Piero Hincapié, Pervis Estupiñán, Gonzalo Plata, Jhegson Mendéz, Moisés Caicedo (Franco), Romario Ibarra (Sarmiento), Enner Valencia (Cifuentes), Michael Estrada (Rodríguez)