Em jogo intenso e de bastante movimentação que marcou a estreia da 'Era Dorival Júnior' no comando técnico, o Brasil quebrou um tabu de 29 anos e, com um gol de Endrick, venceu a Inglaterra por 1 a 0 no estádio Wembley, na tarde deste sábado (23). Esta foi a primeira vez que o jovem de 17 anos balançou as redes, em apenas três jogos com a Amarelinha
O próximo compromisso da Canarinho será contra a seleção da Espanha, na terça-feira (26), às 17h30, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
Primeiro tempo movimentado
Jogando com o uniforme na cor azul, o Brasil impôs boas movimentações entre os meias e o trio de atacantes, que abusaram da velocidade para criar chances de gols. Foi neste ritmo que o time brasileiro quase abre o placar aos 11 minutos com Vini Jr., recebendo um ótimo passe de Paquetá, mas finalizando fraco no contrapé de Pickford.
Outra boa chance surgiu aos 34, quando Paquetá, que entrou inspirado na partida, apareceu livre na entrada da área e ‘chapou’ na trave após contragolpe rápido.
Apesar de ser surpreendida em alguns momentos pelos brasileiros, a Inglaterra não se deixou abalar e partiu para assumir o controle do jogo. Os jogadores europeus ocuparam o campo de ataque com intensidade, ameaçando a defesa do Brasil através de jogadas pelas pontas e lances de bola parada.
No entanto, foram impedidos pelas defesas do goleiro Bento. A oportunidade mais clara dos ingleses surgiu nos pés de Watkins, que recebeu a bola de frente para o gol, mas isolou.
Brilha a estrela de Endrick
Os times retornaram para a segunda etapa com o mesmo gás do primeiro tempo. E, logo nos minutos iniciais, a seleção da Inglaterra já deu um susto nos brasileiros, explorando a fragilidade defensiva da Amarelinha nas bolas paradas e obrigando Bento a fazer mais uma defesa.
A Seleção Brasileira respondeu no minuto 17, quando Paquetá recebeu um passe na ponta da área e bateu de primeira buscando o canto, mas apenas tirou tinta da trave.
Quando o jogo parecia ter 'esfriado' e os jogadores baixado o ritmo, os treinadores decidiram fazer mudanças nas equipes. E as alterações de Dorival Jr. foram mais eficazes, já que dois suplentes foram fundamentais para o primeiro gol do Brasil.
Andreas Pereira recuperou a bola no meio-campo e fez um grande lançamento para Vini Júnior, que finalizou para defesa de Pickford. No rebote, Endrick, bem posicionado, apenas empurrou para o fundo das redes.
No fim, o garoto ainda teve outra grande chance de ampliar o placar, mas o amistoso acabou mesmo com a vitória brasileira de 1 a 0, marcando o início da 'Era Dorival' no Brasil.
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 0 X 1 BRASIL
Local: Wembley, em Londres
Data: 23 de março de 2024, sábado
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Artur Soares Dias (POR)
Assistentes: Paulo Soares (POR) e Pedro Ribeiro (POR)
Cartões amarelos: Bellingham (Inglaterra); Paquetá (Brasil)
GOL: Endrick, aos 34 do 2ºT (Seleção Brasileira)
INGLATERRA: Pickford; Walker (Konsa), Stones, Maguire (Dunk) e Chilwell (Joe Gomez); Rice, Gallagher (Maioo) e Bellingham (Bowen); Foden, Gordon (Rashford) e Watkins. Técnico: Gareth Southgate.
BRASIL: Bento, Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães (Douglas Luiz), João Gomes e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Vinícius Jr (Pablo Maia), Rodrygo (Endrick) e Raphinha (Savinho). Técnico: Dorival Júnior.