
Campeão brasileiro com o Santos, em 2002, o ex-treinador Emerson Leão não aliviou para cima de Neymar Jr. durante entrevista à CNN Esportes. Na opinião do técnico, o camisa 10, que voltou ao Peixe neste ano, não tem se cuidado adequadamente e dificilmente participará da Copa do Mundo de 2026.
Leia Também:
“Tenho poucas palavras para o Neymar. Acho que uma coisa depende da outra: o homem fora e o homem dentro de campo. E aí, ele não serve como exemplo para ninguém. Não vejo o Neymar resolvendo os nossos problemas. Ele já passou da idade”, afirmou Leão.
O atacante se recupera de sua terceira lesão muscular em 2025, desta vez no reto femoral da coxa direita. O retorno aos treinos está previsto apenas para novembro, o que, segundo Leão, é resultado de um preparo físico deficiente.
“Ele não desaprendeu a jogar futebol. O problema é que tenta dar os mesmos arranques de antes e não consegue mais, porque está despreparado. Aí vêm as contusões, os problemas. Ele sabe o que quer fazer quando inicia uma jogada, mas o corpo já não responde. Não tem mais a mesma reação muscular nem sequência de treinos. Não é mais o mesmo atleta. Não adianta”, avaliou o ex-treinador.
Leão também revelou ter aconselhado Neymar no início da carreira, mas disse que o jogador não seguiu sua orientação. “Ele começou como um craque maravilhoso. Lembro que um dia, depois de um jogo contra o Santos, eu passei por ele e falei: ‘Olha, menino, nós vamos precisar de você na Copa do Mundo. Se cuida’. E é justamente a única coisa que ele não faz”, contou.
Desde o retorno ao Santos, em janeiro, Neymar disputou 21 partidas, marcou seis gols e deu três assistências. O contrato com o clube vai até 31 de dezembro, e ainda não há negociações para renovação.