
Depois de perder o Ba-Vi, o Bahia descontou a pancada no Moto Club, do Maranhão, na noite desta quarta-feira (21), na estreia pela Copa do Brasil. Implacável, o Esquadrão meteu 4 a 0, no Estádio Nhozinho Santos, e carimbou a passagem para a segunda fase da competição nacional.
O triunfo do Baêa, que precisava só de um empate para seguir adiante, foi com direito a gol do estreante Estupiñán, colombiano recém-chegado ao elenco tricolor. Jean Lucas, Cauly e Rafael Ratão também ajudaram o Moto a 'bater o motor'.
Na segunda fase, o Bahia vai encarar o classificado do confronto entre Portuguesa Santista e Caxias, que será disputado na próxima quarta-feira (28). O Esquadrão volta a campo no próximo domingo (25), às 16h, quando vai enfrentar a Juazeirense, no Adauto Moraes, pela oitava rodada do Campeonato Baiano.
Primeiro tempo embaçado
Pelas condições do campo, castigado com a chuva em São Luís, era de se esperar um jogo truncado. Foi dessa forma na primeira etapa, com as equipes oferecendo pouco perigo uma para a outra.
O primeiro lance de perigo só aconteceu aos 23 minutos, quando Cauly cobrou falta rasteira, no canto esquerdo, para uma boa defesa do goleiro. Na cobrança do escanteio, Cuesta quase marcou de cabeça. Da mesma forma, Kanu também teve chance de abrir o placar.
O gol tricolor saiu aos 41, após Cauly invadir a área e ser derrubado pelo zagueiro. O esterante Oscar Estupiñán pegou a bola, foi para a cobrança e mandou no canto esquerdo: 1 a 0.
Acelerou
Na segunda etapa, o Baêa 'meteu marcha' para cima do Moto Club para definir logo a parada, sem muita agonia.
Logo aos seis minutos, Thaciano tentou e a bola sobrou para Jean Lucas, que soltou uma bomba no canto esquerdo: 2 a 0 e festa tricolor.
Pouco depois, aos 10, Everton Ribeiro serviu Cauly. O camisa 8 costurou a defesa e deu um leve toque por cima de Deijair para fazer o terceiro gol.
Aos 33 minutos, Ademir entrou na área e foi derrubado. Sem contra conversa, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti. O próprio Ademir foi para a cobrança, chutou forte, mas Deijair defendeu.
Antes disso, jogo já estava morno e continuou dessa mesma forma até o apito final, pois a classificação já estava garantida e a volta para Salvador seria feliz. No entanto, no apagar das luzes, aos 47, Rafael Ratão recebeu um bom passe de Biel e chutou cruzado para fechar o caixão do Moto Club: 4 a 0.
FICHA TÉCNICA
Moto Club 0x4 Bahia
Copa do Brasil - 1ª fase
Local: Estádio Nhozinho Santos, em São Luís-MA
Data: 21/02/2024 (quarta-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Eder Alexandre e Gizeli Casaril
Cartões amarelos: Caíque, Raílson, Matheus Carioca e Yago Ramon (Moto Club); Jean Lucas e Everton Ribeiro (Bahia)
Cartão vermelho: Pablo Alves (Moto Club)
Gols: Estupiñán, aos 41 min do 1ºT; Jean Lucas, aos 6 min, Cauly, aos 10 min, e Rafael Ratão, aos 47 min do 2ºT
Moto Club: Deijair, Yago Ramon, Matheus Carioca, Caíque Oliveira (Rodrigo Maranhão) e Pablo Alves; Raílson (Rômulo), Xaxado (Marcão), Jefinho (Ryan Lima) e Geovani; Gersinho e Geovane Itinga (Paulo Rangel). Técnico: Tuca Guimarães.
Bahia: Marcos Felipe, Santiago Arias, Kanu, Víctor Cuesta e Luciano Juba; Rezende, Jean Lucas (Yago Felipe), Everton Ribeiro (Caio Alexandre) e Cauly (Ademir); Thaciano (Biel) e Estupiñán (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.
