Ansiosa para ver as novas estrelas do elenco tricolor, a torcida do Bahia saiu muito satisfeita da Arena Fonte Nova, na noite desta quarta-feira (24). Estreantes, Everton Ribeiro e Caio Alexandre ditaram o ritmo da partida e o Esquadrão atropelou o Jacobina, ao vencer por 5 a 0, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Baiano.
Além de Everton Ribeiro, Rezende, Everaldo, Kanu e Jean Lucas também balançaram a rede do Jegue da Chapada. O excelente resultado levou o Bahia, momentaneamente, para a segunda posição, com quatro pontos. O Jacobina é o nono, com um. Na próxima rodada, o Bahia vai encarar o seu xará de Feira de Santana, no sábado (27), às 16h, na Arena Cajueiro. No mesmo dia, às 18h30, o Jacobina vai receber o Barcelona de Ilhéus, no José Rocha.
Pinturas e passes açucarados
Se a partida entre Bahia e Jacobina fosse finalizada nos primeiros 45 minutos, já valeria, para a torcida tricolor, o valor pago pelo ingresso. Isso porque o primeiro tempo do duelo foi marcado por golaços e passes na medida. Os estreantes Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Jean Lucas jogaram muito e, em consequência disso, o Esquadrão teve 73% de posse de bola contra 27% do time do interior.
No primeiro gol, Gilberto arrancou da direita, cruzou e Rezende emendou, de primeira, no canto esquerdo. Golaço na Fonte, logo aos oito minutos de bola rolando. Aos 30, Everaldo teve chance de ampliar o placar, mas o pênalti sofrido por Jean Lucas e cobrado pelo camisa 9 parou em uma linda defesa de Matheus Cabral.
Cinco minutos depois, veio a cereja do bolo, em jogada envolvendo Caio Alexandre e Everton Ribeiro. Caio mandou um lindo passe aéreo, Everton dominou no peito, girou e tocou no canto para fazer 2 a 0. Outro golaço. No fim da primeira etapa, o Bahia ainda teve tempo de fazer 3 a 0, quando Gilberto fez mais um cruzamento na medida e Everaldo testou no canto esquerdo.
Segundo tempo teve mais
Não satisfeito com os 3 a 0 construídos no primeiro tempo, o Esquadrão veio para a segunda etapa com todo gás e aumentou o placar. Mas, antes disso, Rogério Ceni mexeu no time para testar novas opções de jogo. Jean Lucas, Caio Alexandre e Everton Ribeiro saíram para as entradas de Luciano Juba, Sidney e Yago Felipe, respectivamente.
O quarto gol saiu após uma cobrança de escanteio de Cauly, que mandou a bola na medida para Kanu subir quase livre e sair pro abraço. O quinto foi do estreante Jean Lucas, que antes de ser substituído aproveitou um cruzamento de média altura, feito por Yago Felipe, aos 19 minutos, e emendou de primeira para o fundo da rede: 5 a 0 e mais festa na Fonte.
Com a goleada garantida, o Bahia administrou o restante do tempo do jogo até o apito final.
FICHA TÉCNICA
Bahia 5x0 Jacobina
Campeonato Baiano - 3ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 24/01/2024
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida
Assistentes: Edevan de Oliveira e Patrícia dos Reis
Bahia: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, David Duarte e Rezende (Diego Rosa); Caio Alexandre (Sideney), Jean Lucas (Luciano Juba) e Cauly; Everton Ribeiro (Yago Felipe), Rafael Ratão e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni
Jacobina: Matheus Cabral, Luis Ricardo, Anderson Bandeira, Rafael Sales, Lucas Pezão e Isaque (Patrick); Bruno Sabino (Rodolfo), Pedro Lima e Max (Vinicius Alemão); Luan Rodrigues (João Fuhr). Técnico: Alex Alves
Gols: Rezende, Everton Ribeiro, Everaldo, Kanu e Jean Lucas.
Cartão amarelo: Luis Ricardo (Jacobina)
Público: 29.071 pagantes