27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

é hoje! - 25/05/2025, 09:00 - Lucas Vieira

Eleições da CBF: saiba tudo sobre a votação deste domingo

Polêmicas e brigas nos bastidores marcam eleições da entidade neste domingo (25)

Samir Xaud deve ser eleito neste domingo com apoio das federações
Samir Xaud deve ser eleito neste domingo com apoio das federações |  Foto: Reprodução/Instagram Samir Xaud

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza neste domingo (25), às 10h30, uma eleição cheia de polêmicas. Apesar de haver somente um canditado, a entidade está dividida em dois lados: um apoia o candidato único Samir Xaud, eleito presidente da Federação de Roraima e, do outro, mais da metade dos clubes das Séries A e B que já declararam boicote ao processo.

Leia Também:

Eleição da CBF

Mesmo com a revolta, a vitória de Xaud é certa, já que ele tem apoio de 25 das 27 federações, e cada uma com peso 3 no voto, contra peso 2 dos clubes do Brasileirão.

Ao todo, 20 clubes irão se abster da eleição, em protesto contra o modelo de votação, que privilegia as federações. Outros 9, incluindo Bahia e Vitória, declararam apoio ao ex-candidato Reinaldo Carneiro Bastos, mas a candidatura não foi para frente por falta de apoio das federações.

Quem é Samir Xaud?

Com apenas 41 anos, o médico especialista em infectologia e medicina esportiva Samir Xaud surpreendeu o futebol nacional ao sair de Roraima, estado com o "menor estadual do Brasil", e conquistar os bastidores da CBF. Ele vai substituir Ednaldo Rodrigues, afastado por decisão judicial.

Ele é filho de Zeca Xaud, que é 'presida' Federação Roraimense de Futebol (FRF) há mais de 40 anos. O 'doutor' está pronto para assumir o posto do pai, já que foi eleito para o cargo a partir do ano que vem, mas terá que abrir mão da presidência da FRF para assumir o maior cargo do futebol brasileiro.

Como rola a votação?

O processo é dividido em duas etapas: uma para eleger presidente e vice-presidentes, e outra para o Conselho Fiscal. O presidente será eleito por aclamação, e mesmo sendo chapa única, há espaço para votos nulos e abstenções.

A CBF já notificou a FIFA e a CONMEBOL, que mandaram observadores para acompanhar o pleito, garantindo legitimidade ao processo.

exclamção leia também