30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Atividade retomada - 15/12/2023, 22:30 - Da Redação

Efetivo projeto social esportivo retorna à cidade baiana; entenda

Professor Diego, formado em Educação Física, comandará as atividades realizadas sempre no contra turno escolar, na quadra do Colégio Estadual

Professor Diego com o aluno Gabriel, que retomou as atividades junto com o projeto
Professor Diego com o aluno Gabriel, que retomou as atividades junto com o projeto |  Foto: Reprodução / Divulgação

O projeto 'Esporte na Cidade' está de volta à cidade baiana de Candeias, localizada na Região Metropolitana de Salvador. Após seis anos, a iniciativa irá retomar as aulas de futsal, vôlei, basquete e handebol. Crianças e adolescentes da região, entre 7 e 17 anos, poderão participar. A ação é realizada pela instituição social De Peito Aberto por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O professor Diego Inácio Oliveira Moreira, formado em Educação Física, comandará as atividades realizadas sempre no contra turno escolar, na quadra do Colégio Estadual Cidade Candeias. “Alguns alunos estão retornando ao projeto, estou muito feliz em reencontrá-los. Como moramos no mesmo bairro, eles sempre me perguntavam quando o projeto iria voltar. Criou-se um laço”, explica o professor.

Diego lembra de encontrar crianças que tinham vontade de participar, mas ainda não tinham a idade adequada para as atividades. “O mais legal é que tem aluno que não tinha idade na época e hoje pode participar, caso do Nicolas que, em 2017, tinha apenas 5 anos”.

O tempo sem atividades esportivas também tiveram consequências negativas para a comunidade local. "Estamos em um bairro com uma certa vulnerabilidade. A importância das atividades esportivas é enorme, pois evita o contato com o mundo do tráfico, que expõe as crianças a situações muito ruim", conta Diego.

Veja também:

Al Ahly derrota time de Benzema e pega o Fluminense na semi do Mundial

Vitória divulga elenco para a disputa da Copa São Paulo 2024; confira

Presidente do Vitória marca reunião pra definir 'Arena Fatal Barradão'

Hoje com 17 anos, Gabriel foi aluno da primeira fase do Projeto. Na época, com 11 anos, teve a oportunidade de realizar os primeiros treinos no futsal. “Foi o meu primeiro treino de verdade. Hoje, é o que mais gosto de fazer [jogar futebol]”.

Desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais, os projetos da De Peito Aberto realizam atividades em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em modalidades como basquete, judô, vôlei, skate e futebol, entre outras. Em Candeias, a iniciativa tem o apoio da empresa Ultracargo, pertencente ao Grupo Ultra,

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição.

exclamção leia também