24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Vitória

Show de bola! - 15/08/2025, 22:30 - Silvânia Nascimento

Vitória e SBC lançam campanha para salvar vidas

Ação visa orientar sobre prevenção e emergência em doenças cardíacas

Ação irá acontecer no Barradão
Ação irá acontecer no Barradão |  Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o Esporte Clube Vitória uniram forças e vão lançar neste sábado (16) a campanha “Um Coração Salva Outro – Uma Parceria pela Vida”, durante a partida contra o Juventude, no Barradão. A iniciativa integra a ação nacional "Cada Coração Importa", idealizada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no Brasil.

Leia Também:

Quem conta mais detalhes sobre essa condição de saúde e sobre a campanha é o médico e diretor de prevenção cardiovascular da SBC/BA, Marcos Barojas.

“A morte súbita, que é uma condição na qual existe um adoecimento e um falecimento cardíaco, é uma das condições que a gente consegue com informações, orientação e educação, reduzir as chances das pessoas morrerem. A gente trabalha na prevenção. Dentro desse cenário a gente tem uma parceria com a CBF que traz a possibilidade de estarmos presentes nas atividades de grande alcance de público, como em jogos e estádios. Não só com a população que frequenta o estádio, mas também com a população que vê o jogo”, contou.

Ainda segundo o médico, dentre as principais atividades que serão realizadas no lançamento da ação estão orientações e simulações do que fazer quando alguém tiver um mal-estar. "Quais são as ações que podem ser tomadas nesse momento? Então, é esse tipo de situação que a gente visa reconhecer, porque, afinal, são corações bons demais para morrerem”, pontuou Marcos ao relembrar do caso em que um vendedor de acarajé morreu após sofrer mal súbito na Arena Fonte Nova.

“Essa campanha é essencial para conscientizar sobre a importância de agir em emergências cardiovasculares. Para o Vitória, é uma honra contribuir com essa missão de salvar vidas ao lado da Sociedade Brasileira de Cardiologia” disse o diretor de marketing, do ECV, Guilherme Queiroz.

Médico esclarece doenças

“Do ponto de vista global, as doenças cardiovasculares têm uma relação muito clara com o envelhecimento e com o adoecimento dos fatores de ritmo como diabetes, colesterol, cigarro, peso, pressão, sedentarismo, essas situações. São situações que, numericamente, acometem claramente as pessoas mais velhas. A morte súbita está acima dos 35 anos de idade.

Habitualmente a gente atribui a causas relacionadas com o depósito de placas de colesterol nos vaso, que são causadas por essas doenças que eu falei. Já as condições de pessoas mais jovens são porque herdou da família ou a pessoa desenvolveu dentro da barriga da mãe”, alertou o médico.

exclamção leia também