O Vitória superou o Fortaleza por 2 a 0 neste domingo (1º), no Barradão, e eliminou qualquer risco de rebaixamento no Brasileirão 2024. A vitória, com dois gols de Alerrandro, marcou o fim de uma árdua batalha no returno do campeonato. O técnico Thiago Carpini classificou o feito como "o maior título do Vitória nos últimos anos" devido às dificuldades enfrentadas.
Foi desafiador, mágico. Talvez seja o maior título do clube recentemente, considerando o contexto e a pressão que vivemos
Thiago Carpini, técnico do Vitória
Leia mais:
'Finde' feliz para os gigantes baianos na Série A do Brasileirão
Vídeo: tornozelo de Matheusinho aparece 'GG' após lance contra o Fortaleza
Estratégia certeira e trinca de zaga
Contra o Fortaleza, Carpini apostou em um esquema reativo, com três zagueiros, para neutralizar as investidas do adversário. "O Fortaleza é um time que precisa de poucas chances para marcar. Hoje entregamos a bola e jogamos de forma reativa. Isso só foi possível pelo comprometimento do elenco", explicou o treinador.
O técnico também elogiou a versatilidade tática da equipe. "Para esses momentos, (três zagueiros) foi importante. Fortaleza e Botafogo são equipes de muita profundidade, a gente precisava controlar esse um contra um. Em outros momentos, não. O Palmeiras fora de casa ganhamos com uma linha de quatro. Não me apego a formações. Temos um elenco para jogar de diferentes maneiras", acrescentou.
Foco na Sula!
Com a permanência garantida, o Vitória ocupa a 10ª posição na tabela, somando 45 pontos e estando na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O Rubro-Negro agora se prepara para enfrentar o Grêmio, nesta quarta-feira (4), no Barradão, às 20h.