O Vitória vive grande fase no Campeonato Brasileiro e lidera entre os times que lutam para fugir do rebaixamento. O Rubro-Negro venceu 4 dos últimos 5 jogos, somando 80% de aproveitamento, e ocupa a 12ª colocação, com 41 pontos. Esse desempenho coloca o Leão da Barra como o terceiro melhor time das últimas rodadas, atrás apenas de Corinthians e Internacional, ambos com 100% de aproveitamento.
Leia mais:
Palmeiras vai botar 'água no chopp' do Botafogo de novo?
Gigante olímpica, Bia Ferreira vai 'cair pra cima' no boxe profissional
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indica que a probabilidade do Vitória ir à Libertadores atualmente é de apenas 1%. Contudo, as chances podem aumentar consideravelmente em caso de G-8 ou G-9, fazendo com que o Vitória também dependa dos resultados de Botafogo e Cruzeiro, na Libertadores e Sul-Americana, respectivamente.
Enquanto o Brasil ouve o rugido do Leão, os adversários apresentam dificuldades para pontuar. O Grêmio, atualmente na 13ª posição, conquistou apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, acumulando duas derrotas e dois empates, com um aproveitamento de 33,3%. Já o Athletico-PR, com duas vitórias e três derrotas no mesmo período, alcançou 40% de aproveitamento.
O Juventude, em 15º, amarga 26,6%, com apenas 1 vitória e 1 empate. Nesse mesmo período, o Fluminense, primeiro fora da zona com 37 pontos, alcançou 46% de aproveitamento nos últimos 5 jogos (2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). Já Criciúma e Red Bull Bragantino, dentro do Z-4, têm desempenhos abaixo de 30%, também com 37 pontos.
Em queda livre!
Cuiabá e Atlético-GO, penúltimo e último colocados, praticamente selaram suas quedas. O Dourado, com 29 pontos, e o Dragão, com 26, somaram apenas 20% e 33,3% de aproveitamento recente, respectivamente, e precisam de resultados de um verdadeiro milagre para escapar da queda.