26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Vitória

Teve mais! - 26/06/2025, 19:03 - Vinicius Portugal - Atualizado em 26/06/2025, 20:01

Muito antes do português: veja europeus que já atuaram pelo Vitória

Relembre outros estrangeiros que marcaram passagem pelo Leão

Meia alemão Alexander Baumjohann
Meia alemão Alexander Baumjohann |  Foto: Maurícia da Matta/Ec Vitória

O Vitória anunciou, nesta quinta-feira (27), a contratação do meia português Rúben Rodrigues, de 28 anos. Muitos torcedores ficaram surpresos com a chegada de um europeu ao clube rubro-negro; porém, essa não é a primeira vez que um atleta de nacionalidade diferente pisa no Barradão.

Leia Também:

O Portal Massa! traz uma lista de jogadores europeus que já vestiram o manto rubro-negro.

Dejan Petkovic

O sérvio, que já é mais brasileiro do que muitos, começou sua trajetória em terras tupiniquins no Leão da Barra, em 1997. Na época, o meia estava no Real Madrid e foi seduzido a atuar no Vitória, pois ouviu que a equipe era campeã, mas era apenas do Baianão.

Apesar da confusão, Pet atuou pelo Leão de 1997 a 1999, sendo peça-chave nas conquistas da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano. O gringo marcou impressionantes 59 gols em 90 partidas disputadas pelo Vitória. No final da temporada de 1999, Petkovic se transferiu para o Venezia, da Itália.

Pet voltaria ao Brasil no futuro, onde se tornaria ídolo no Flamengo, conquistando o Campeonato Brasileiro de 2009.

Petkovic, jogador do Vitória
Petkovic, jogador do Vitória | Foto: Maurícia da Matta/Ec Vitória

Alexander Baumjohann

No início de 2018, o Vitória anunciou a contratação do meia alemão Alexander Baumjohann, vindo do Coritiba. Casado com uma modelo brasileira e amigo do zagueiro baiano Dante, os diretores do Leão esperavam que o atleta não demorasse a se adaptar ao futebol brasileiro — o que acabou não acontecendo.

Baumjohann chegou ao Vitória após uma passagem discreta pelo Coritiba. Pelo rubro-negro, o alemão atuou em apenas 11 partidas, marcou um gol e não agradou ao técnico Vagner Mancini. Com isso, o clube optou por não renovar seu contrato.

Atualmente, Baumjohann está aposentado.

Meia alemão Alexander Baumjohann
Meia alemão Alexander Baumjohann | Foto: Maurícia da Matta/Ec Vitória

Marcelinho

Apesar de ser brasileiro, o meia Marcelinho se naturalizou búlgaro e, inclusive, tem 9 jogos pela seleção nacional, com 2 gols marcados. O atleta foi contratado em 2020 pelo Vitória para a disputa da Série B.

Na temporada, atuou em 27 partidas, marcou 1 gol e distribuiu uma assistência, em um ano em que o Leão teve desempenho modesto, ficando apenas na 14ª colocação da segunda divisão.

Marcelinho se aposentou em 2023, atuando pelo Princesa de Solimões (AM).

Imagem ilustrativa da imagem Muito antes do português: veja europeus que já atuaram pelo Vitória
Foto: Letícia Martins/Ec Vitória

exclamção leia também