27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Vitória

Ex-Rei da América - 27/03/2025, 20:20 - Da Redação

Meia Luan, ex-Vitória, chega a um ano sem entrar em campo

Último clube defendido pelo meia foi o Vitória

Luan defendendo o Vitória
Luan defendendo o Vitória |  Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O ex-Rei da América pelo Grêmio, o meio-campista Luan, chega aos 32 anos nesta quinta-feira (27), data em que completa, também, um ano sem entrar em campo. O último clube defendido pelo meia foi o Vitória, numa partida contra o Treze-PB, na Copa do Nordeste de 2024.

Leia Também:

"O Luan quer muito voltar a jogar, mas ele passou por várias coisas nos últimos anos. Não é fácil carregar o peso que ele carrega...", declarou uma pessoa próxima ao jogador, em entrevista ao ge.

Devido à escassez de propostas, a aposentadoria é um caminho provável para Luan. Ele já não aceita ser contratado por um time que ele chegue como a solução dos problemas, o que restringe o mercado brasileiro e aumenta o futebol do exterior.

Luan Guilherme de Jesus Vieira tem tido pouco contato com o futebol. Desde que entrou em campo pela última vez, defendendo o Vitória contra o Treze-PB, pela Copa do Nordeste de 2024, cada dia o afasta mais da carreira que lhe rendeu fama, títulos, muito dinheiro e a possibilidade de simplesmente ficar em casa e curtir a vida ainda jovem.

Esta quinta-feira, 27 de março, é representativa para Luan: no mesmo dia em que completa 32 anos de vida, o meia-atacante chega também a um ano sem entrar em campo, sem clube e em meio à incerteza sobre a continuidade da carreira no futebol profissional.

Neste momento, ele está mais próximo de ser chamado de ex-jogador.

As propostas diminuem com o passar dos dias, enquanto a chance de optar pela aposentadoria definitiva aumenta. A grande dúvida de Luan é o quanto valeria a pena tentar a retomada da carreira neste momento, segundo pessoas próximas ao jogador relataram ao ge. Qual clube abriria as portas? Qual a paciência dos torcedores com o seu retorno? É possível voltar a atuar em alto nível?

Alguns dos questionamentos acima são feitos por Luan durante o período longe do futebol, apesar do desejo pessoal de retomar a carreira. Os inúmeros problemas físicos também são colocados na mesa, aumentando a dúvida sobre a possibilidade de voltar a atuar em alto nível.

O ge tem tentado entrar em contato diretamente com Luan para uma entrevista desde setembro de 2024. Seja por meio do seu empresário ou de pessoas próximas, a reportagem não conseguiu ouvir o jogador.

O Luan quer muito voltar a jogar, mas ele passou por várias coisas nos últimos anos. Não é fácil carregar o peso que ele carrega...

— disse ao ge uma pessoa próxima ao jogador.

Sem conseguir emplacar boas temporadas - foram apenas 22 partidas desde 2022 -, Luan coloca na balança o peso da pressão em torno da expectativa por um bom desempenho, como teve no auge da passagem pelo Grêmio. Ou seja, a cobrança externa e o desejo por um clube que ofereça um projeto interessante são os pontos mais sensíveis para o jogador optar por uma volta neste momento.

O jogador descarta aceitar uma proposta em que ele possa ser o grande alvo e responsável pelo insucesso de um clube, por exemplo. Por isso, a tendência é de que o jogador só embarque em um projeto que o trate como mais uma peça e não como "salvador". Neste cenário, as chances de atuar no Brasil diminuem, e propostas de um mercado secundário do exterior passam a ser consideradas.

exclamção leia também