Restando oito jogos para o término do Brasileirão 2024, o torcedor do Vitória não para de olhar para a calculadora. Neste momento, o Leão é o 16º colocado, com 32 pontos, igual o Corinthians, o primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Veja também:
Vitória divulga programação semanal antes de novo duelo direto; veja
Confira árbitro que apitará Vitória e Fluminense pelo Brasileirão
Mesmo em ascensão no returno, com quantos pontos o time baiano consegue escapar de um possível rebaixamento? De acordo com matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe que alcançar 45 pontos possui menos de 1% de chance de cair.
Na última edição em que esteve na Série A do Campeonato Brasileiro, em 2018, o Vitória terminou caindo. Na ocasião, o Rubro-negro tinha 38 pontos. O primeiro fora da zona maldita era o Vasco, com seus 43 pontinhos.
Por outro lado, em 2017, foi a vez do Vitória escapar com 43 pontos, terminando na 16ª colocação. No entanto, na edição anterior foi diferente. O Internacional caiu para a segunda divisão após conquistar 43 pontos, o Leão da Barra, por sua vez, escapou com 45.
A boa notícia é que das oito rodadas restantes, quatro são dentro do Manoel Barradas, o caldeirão vermelho e preto. Em Salvador, o Vitória receberá Fluminense, Corinthians e Grêmio, que também brigam para permanecer na elite. A exceção é o Fortaleza, que briga pelo G-4 da competição.
Fora de casa, o Vitória visita o Athletico-PR, Criciúma, Botafogo e Flamengo, respectivamente. Destes, apenas o Furacão se encontra no Z-4. Desta forma, daqui até o fim da Série A, o Colossal ainda tem 24 pontos em jogo.
Após vencer o Bragantino no último fim de semana, o Rubro-negro recebe o Fluminense - primeiro adversário direto nesta reta final -, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h30, no Barradão.