28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Vitória

E AGORA? - 29/05/2025, 12:17 - Wiliam Falcão

Eliminações e frustrações marcam primeiro semestre do Vitória em 2025

Temporada começou cercada de expectativas por parte da torcida e diretoria rubro-negra

Rubro-Negro vive momento turbulento na temporada
Rubro-Negro vive momento turbulento na temporada |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Um ano cercado por grandes expectativas por boa parte da torcida do Vitória, assim começou 2025. Permanência na Série A, série de jogos invictos, defesa do título estadual e a tão sonhada volta à Copa Sul-Americana eram ingredientes do cardápio do Leão na temporada.

Leia Também:

Em entrevista ao programa A TARDE Esporte Clube No Ar, da rádio A TARDE FM, no dia 11 de dezembro de 2024, o presidente Fábio Mota listou as metas em cada competição que a equipe iria disputar neste ano.

“A previsão é classificar para a final do Baiano, final da Copa do Nordeste, chegar à terceira fase da Copa do Brasil e ir para a final da Sul-Americana. Na Série A é vaga para a Libertadores", disse o gestor na época.

Entretanto, boa parte dos objetivos traçados pelo presidente Fábio Mota não saíram como planejado e o Rubro-Negro acumulou eliminações e frustrações no primeiro semestre.

Título perdido em casa

Apesar de ter cumprido o primeiro objetivo do ano, a perda do título estadual teve um sabor bastante amargo para nação rubro-negra.

Empate no Barradão custou o título do Baianão
Empate no Barradão custou o título do Baianão | Foto: Reprodução

Mesmo com a vantagem de decidir o título em casa, depois de ter melhor campanha na primeira fase, o Vitória não conseguiu superar o Bahia após perder por 2 a 0 na Arena Fonte Nova, no jogo de ida, empatar por 1 a 1 no Barradão e ver o rival comemorar o título dentro da casa do Leão.

Jejum nos clássicos

Além de não conseguir manter o título do Baianão no Barradão, o Vitória também se deparou com outra situação incômoda em 2025: não venceu o Bahia na temporada. Foram três jogos, dois empates e uma derrota.

Fabri despediçou chance de ouro no primeiro BaVi do ano, que terminou empatado
Fabri despediçou chance de ouro no primeiro BaVi do ano, que terminou empatado | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Contabilizando os jogos desde 2024, já são seis jogos sem derrotar o Bahia. A última vitória foi no dia 31 de março de 2024, quando levou a melhor na partida de ida do Campeonato Estadual.

Negociações frustradas

A montagem do elenco também causou desgastes com a torcida e o que parecia ser um início promissor, se tornou uma chuva de críticas ao presidente Fábio Mota e ao diretor Manoel Tanajura Neto.

A busca pelo camisa 9 foi a principal novela da temporada. Negociações frustradas com diversos nomes para a posição, entre eles Léo Ceará, Mastrianni, Everaldo, Eduardo Vargas e outros.

Depois de muita procura, o clube acertou com Renato Kayzer, que marcou três gols nos três primeiros jogos pelo Leão. Entretanto, ele não foi inscrito na Sula e, na principal competição da equipe neste primeiro semestre, o Vitória não teve um centroavante titular.

Kayzer estreou brocando dois gols na vitória contra o Vasco
Kayzer estreou brocando dois gols na vitória contra o Vasco | Foto: Uendel Galter/AG A TARDE

Adeus precoce na Copa do Brasil

A vaga na terceira fase da competição nacional não veio. Em uma derrota surpreendente para o Náutico, dentro do Barradão, o Vitória foi eliminado ainda na segunda fase da Copa do Brasil e a meta estipulada pelo presida não foi alcançada.

Eliminação na Copa do Brasil causou prejuízo financeiro gigante
Eliminação na Copa do Brasil causou prejuízo financeiro gigante | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Eliminação humilhante na Sula

O que era um sonho para o torcedor, se tornou pesadelo ainda na fase de grupos. O Vitória foi eliminado da Copa Sul-Americana sem vencer no Barradão e com direito a um gol contra bizarro diante do Universidade Católica-EQU, na última rodada, fora de casa.

Início ruim no Brasileirão

Se a meta é se classificar para a Copa Libertadores por meio do Brasileirão, o Rubro-Negro terá que soar a camisa e melhorar bastante para bater a meta.

Até o momento, em 10 rodadas, a equipe acumula apenas 9 pontos e a 17ª colocação na tabela de classificação, abrindo a zona rebaixamento. A campanha é igual ao ano passado.

Entrevistas de Carpini

Outro cenário que parecia improvável no início da temporada é a situação de Thiago Carpini. Um dos principais responsáveis pela arrancada do Vitória na temporada passada, o treinador começou o ano com moral em alta e muito prestígio da torcida e diretoria.

Porém, com a sequência de resultados ruim, perda do título, jejum contra o rival e uma sequência de entrevistas que tem causado desgaste com o torcedor, o técnico rubro-negro começa a ser questionado por boa parte da torcida.

Carpini durante entrevista coletiva após eliminação na Sula
Carpini durante entrevista coletiva após eliminação na Sula | Foto: Reprodução/TV Vitória

Na partida contra o Santos, no Barradão, ele ouviu gritos de “burro” por parte dos 27 mil torcedores presentes no estádio.

O que restou?

De acordo com os objetivos do presidente Fábio Mota, ainda resta chegar à final da Copa do Nordeste. Na primeira fase, o Leão terminou na liderança do Grupo A, com 15 pontos e invicto.

Previsões de Fábio Mota bateram errado até o momento
Previsões de Fábio Mota bateram errado até o momento | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Agora, a equipe aguarda para saber quem será o 4º colocado do Grupo B para o confronto das quartas de final.

exclamção leia também