Com um jogador a mais, o Vitória não brilhou, mas conseguiu vencer o Criciúma por 1 a 0, com gol do criticado Janderson, nesta quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Brasileirão, no estádio Heriberto Hulse.
O resultado levou o Leão à 12ª posição, com 41 pontos, e abriu até a possibilidade de sonhar com uma vaga na Sul-Americana. Já o Criciúma, com 37 pontos, pode terminar a rodada na zona de rebaixamento, ocupando o 16º lugar.
A vitória foi fundamental para o Rubro-Negro, que agora encara uma pedreira no sábado (23): o líder Botafogo, no Rio de Janeiro.
Sufoco e expulsão
O Criciúma começou melhor, empurrado pela torcida. Aos 12 minutos, quase marcou, quando Raul Cáceres desviou contra o próprio gol após cruzamento, mas Lucas Arcanjo salvou o Vitória com uma defesa espetacular.
O jogo seguia equilibrado até que, em um contra-ataque, Carlos Eduardo avançava sozinho para a cara do gol quando Claudinho escorregou e caiu sobre a perna do atacante. O árbitro, com ajuda do VAR, expulsou o lateral do Criciúma. Na cobrança de falta, Lucas Esteves quase fez um golaço, mas acertou a trave.
Mesmo com um jogador a mais, o Vitória não conseguiu dominar. A equipe errou muitos passes e criou poucas chances claras de gol, terminando o primeiro tempo sem grandes emoções.
Herói improvável
Na volta do intervalo, o técnico Thiago Carpini mexeu no time, tirando Gustavo Mosquito, que não vinha bem, para a entrada de Janderson. A substituição, que poucos esperavam fazer diferença, acabou mudando o jogo. Após cruzamento de Matheuzinho, Janderson subiu mais que todo mundo e mandou a bola para as redes do goleiro Gustavo.
Depois do gol, a partida ficou truncada. O Vitória tentava ampliar o placar, mas pecava nos últimos passes. A exceção foi em um belo contra-ataque, quando Janderson deu um passe açucarado para Alerrandro, que ficou cara a cara com o goleiro, mas parou em uma ótima defesa de Gustavo. Do outro lado, o Criciúma, com um jogador a menos, não conseguiu reagir e pouco ameaçou a vitória do Leão.
Com o triunfo, o Vitória ganhou um respiro na tabela, mas já precisa se preparar para o desafio contra o Botafogo, que disputa outro campeonato na mesma competição.
Ficha técnica:
Criciúma 0 x 1 Vitória
Gol: Janderson (23/2ºT)
Vitória: Lucas Arcanjo, Raul Cáceres (William Lepu), Neris, Wagner Leonardo, Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Machado), William Oliveira (Léo Naldi), Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Janderson), Carlos Eduardo (Zé Hugo) e Alerrandro.
Criciúma: Gustavo, Claudinho (expulso), Rodrigo, Tobias Figueiredo, Marcelo Hermes; Ronald (Jhonata Robert), Newton, Fellipe Matheus (Arthur Kayke), Matheusinho (Allano), Bolasie (Pedro Rocha) e Felipe Vizeu (Dudu).
Árbitro: Rafael Klein
Estádio: Heriberto Hulse