O Bahia terá desafios difíceis nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, enfrentando adversários fortes como Palmeiras, Athletico-PR, Cuiabá, Corinthians e Atlético-GO. No primeiro turno, o Tricolor baiano não teve um bom desempenho contra esses times, vencendo apenas o Athletico-PR, por 3 a 1.
Leia mais:
Veja jogadores que podem 'vazar' do Bahia em dezembro
Cebolinha quebra celular da esposa e é expulso de casa; saiba o motivo
Início da derrocada
As outras partidas foram marcadas tropeços do esquadrão de aço, sofrendo 2 a 0 contra o Verdão, 2 a 1 contra o Dourado, 1 a 0 contra o Timão e empatou em 1 a 1 diante do Dragão.
Esse período é tido como o início da má fase vivida no clube. As derrotas em casa para Cuiabá e Corinthians, em particular, aumentaram a pressão sobre a equipe e trouxeram de volta a desconfiança do torcedor, que se agravou com a falta de resultados e péssimos desempenhos recentes.
Luta pela Libertadores
Se mantiver o mesmo aproveitamento do primeiro turno, o Bahia somaria 50 pontos no final do campeonato, o que seria insuficiente para garantir uma vaga direta na Libertadores.
De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 63 pontos garantem 100% de chance de classificação, mas a tendência é que 53 pontos sejam suficientes para manter o time no G7, zona de classificação para a competição.
Para garantir esse acesso, o Bahia dependeria de uma "mão amiga", como o título do Cruzeiro na Sul-Americana ou do Botafogo na Libertadores, para abrir novas vagas para o torneio.