28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Bahia

Joia tricolor - 17/01/2025, 18:00 - Santiago Oliveira

Marcelo Ramos exalta início de Dell no Bahia: "Honrado de ter aprovado ele"

Atacante é uma das maiores promessas do Tricolor baiano

Dell, destaque do Bahia na Copinha 2025
Dell, destaque do Bahia na Copinha 2025 |  Foto: X / EC Bahia

Sexto maior artilheiro da história do Bahia, o ex-centroavante Marcelo Ramos foi fundamental para o início da caminhada de uma das maiores promessas do Tricolor de Aço: o atacante Dell, carinhosamente conhecido como 'Haaland do Sertão'. Tudo começou em 2021, quando o garoto sergipano foi avaliado pelo ídolo do clube, que na época era técnico da equipe sub-13 do Esquadrão.

Veja também:
Bahia rompe contrato com a patrocinadora máster Esportes da Sorte
Tá fraco? Nenhum time tem 100% de aproveitamento no Baianão 2025

"Fico muito feliz de poder ter contribuído de alguma forma. Ele chegou no clube ali por 2021, com 13 anos, chamou muito a atenção. Acho que era uma semana ou duas semanas de avaliação e, claro, eu tive o olhar, mas não foi só eu, foi toda a minha equipe, comissão técnica que procurou olhar ele com calma", contou o ex-treinador.

"Me sinto muito honrado de poder ter aprovado o Dell e ele está nessa sequência e obviamente com o talento dele, com os treinadores, com a comissão técnica que tem hoje. Eu fico muito feliz porque é uma história meio que parecida, eu cheguei no Bahia querendo ser ponta e Luciano Reis acabou me colocando como centroavante e eu tive essa carreira de sucesso, não só no Bahia, na base, mas como em outros clubes também", completou Marcelo Ramos.

Liderando o ataque do time mais novo da atual edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em seis jogos Dell marcou quatro gols e deu uma assistência. Apesar dos Pivetes de Aço terem sido eliminados na última quinta-feira (16) para o Cruzeiro, a equipe dirigida por Léo Mendes alcançou as oitavas de final da competição.

Antes de todo sucesso com o manto azul, vermelho e branco, enquanto iniciava sua jornada pelo Tricolor, o jovem queria ser ponta, mas logo foi alertado pelo professor. "Ele queria jogar mais como um ponta, e eu vi ali um potencial nele de técnica e de finalização, achei por bem melhor colocar ele como centroavante, ele se adaptou o mais rápido possível", revelou Marcelo Ramos.

No fim da temporada passada, a joia de 16 anos assinou seu primeiro vínculo profissional com o Bahia. A multa estabelecida em contrato é de 100 milhões de euros - mais de R$ 600 milhões. Em campo, o atacante acumula títulos de campeão baiano sub-17 e sub-20, em 2024. Além de convocação para a Seleção Brasileira sub-16, onde foi destaque no Sul-Americano, marcando dois gols em sua estreia.

Estreia de Dell com a camisa da Seleção Brasileira
Estreia de Dell com a camisa da Seleção Brasileira | Foto: Divulgação / CBF Futebol

Do campo para a prancheta

Após ter marcado 128 gols com a camisa do Bahia, Marcelo Ramos assumiu a equipe sub-13 do Esquadrão em março de 2020, foi sua primeira experiência como técnico de futebol.

"Uma experiência nova, consegui fazer um bom trabalho na medida do possível, porque infelizmente eu assumi ali no início de março de 2020 e logo em sequência veio a pandemia [COVID-19]. Então eu só tive praticamente uma semana com os garotos do sub-13, da iniciação, depois continuei trabalhando muito dentro de casa, fazendo os cursos, vendo vídeos online dos treinadores da base, do profissional, esse tempo todo da pandemia foi muito importante apesar da dificuldade de não estar trabalhando presencialmente", destacou o ídolo do Tricolor.

Marcelo Ramos, ex-técnico do Bahia
Marcelo Ramos, ex-técnico do Bahia | Foto: Reprodução / EC Bahia

"Tivemos alguns títulos, principalmente em cima do maior rival, né? Com uma categoria baixa dentro do Barradão e dei sequência em 2021. Só que infelizmente o clube caiu e aí tiveram algumas alterações e eu fui demitido, mas para ser bem sincero, gostei bastante", completou.

exclamção leia também