Vivendo um segundo turno de Campeonato Brasileiro que nem os mais pessimistas imaginavam, o Bahia ainda está vivo na briga por uma vaga na Pré-Libertadores de 2025. Agora, os jogos do próximo sábado (30) podem ser decisivos para a temporada do Esquadrão, que pode ser beneficiado por uma combinação de resultados.
Leia mais:
Cuiabá vai enfrentar Bahia com salário de outubro atrasado
Veja jogadores da dupla Ba-Vi que retornam da Série B em 2025
Vem aí? Bahia tá "de olho" em meia do Furacão
Marcada para 17h do sábado, a final da Copa Libertadores 2024 terá os brasileiros Botafogo e Atlético-MG na disputa da Glória Eterna. Inicialmente, o Esquadrão torce para um título do Fogão, que abrirá um G-8 de classificados à próxima edição da competição continental, contando com as vagas para as preliminares.
Pouco depois do término da decisão, Bahia e Corinthians entram em campo simultaneamente às 19h30. O Esquadrão visita o já rebaixado Cuiabá, na Arena Pantanal, enquanto o Timão encara o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse. Em caso de triunfo tricolor e derrota alvinegra, a equipe comandada por Rogério Ceni ficará muito próxima da vaga na 'Liberta'.
Se ocorrer a combinação dos três resultados, o Bahia dependerá apenas dele para se manter na 8ª colocação ao fim da Série A. O Tricolor terá mais dois compromissos para tentar somar três pontos: contra o próprio Corinthians, fora de casa, além do rebaixado Atlético-GO, na última rodada do Brasileirão, na Arena Fonte Nova.
Veja abaixo o cenário em que o Bahia conseguirá a vaga:
- Bahia precisa vencer dois dos três jogos que disputará
- Corinthians precisa perder um dos três jogos que disputará
- Botafogo precisa ser campeão da Copa Libertadores
Caso ainda vença duas partidas e chegue aos 53 pontos, o Bahia não poderá ser ultrapassado por nenhuma equipe além do Corinthians. No entanto, o Timão só poderá chegar até 14 vitórias se ainda for derrotado na competição, enquanto o Tricolor poderá alcançar 15 triunfos.
Com isso, caso vença o Cuiabá no sábado, o time baiano poderá ter uma decisão pela vaga na Libertadores contra os paulistas. As equipes se enfrentarão na próxima terça-feira (3), pela 37ª rodada, na Neo Química Arena. No entanto, vale lembrar que todo este cenário depende do Botafogo ser campeão contra o Galo.