
O Bahia volta a encarar o São Paulo fora de casa neste sábado (25), às 21h30, no Morumbis, e entra em campo com a missão de quebrar um jejum de seis anos sem vencer o Tricolor paulista em seus domínios.
Leia Também:
A última vez que o Esquadrão de Aço saiu com o triunfo em São Paulo foi em maio de 2019, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, por 1 a 0, com gol de Élber. O time baiano ainda venceria o jogo da volta pelo mesmo placar, o que garantiu a vaga nas quartas.
De lá para cá, os dois clubes se enfrentaram quatro vezes no Morumbis, com dois empates e duas derrotas para o Tricolor baiano.

Ceni contra o "seu" São Paulo
O confronto também tem sabor especial para Rogério Ceni, atual técnico do Bahia e ídolo eterno do São Paulo. Apesar da ligação com o clube paulista, o 'Mito' tem um retrospecto amargo contra o ex-time: apenas uma vitória em 12 jogos.
Esse único triunfo veio no primeiro turno do Brasileirão de 2025, quando o Bahia venceu o São Paulo por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, com dois gols de Willian José, também ex-São Paulo.
Antes disso, o comandante havia somado nove derrotas e dois empates, todos quando comandava o Fortaleza, em 2020.

Crespo: o algoz do Bahia
Do outro lado, o argentino Hernán Crespo, hoje técnico do São Paulo, tem sido uma verdadeira pedra no sapato do Esquadrão. Em três confrontos contra o Bahia, o treinador soma três vitórias, duas quando ainda comandava o Defensa y Justicia, pela Copa Sul-Americana de 2020, e uma com o São Paulo, pelo Brasileirão de 2021.
Ou seja, o Bahia nunca conseguiu sequer empatar com equipes comandadas por Crespo. O duelo de sábado também marca o primeiro confronto direto entre os dois técnicos.

Histórico do confronto
Ao todo, Bahia e São Paulo já se bateram 52 vezes em competições oficiais. O Tricolor baiano venceu 17 partidas, empatou 15 e perdeu 20. Só que jogando em solo paulista, são 4 triunfos do Bahia, 7 empates e 12 vitórias do São Paulo.
