Vivendo o desafio de ser o primeiro presidente da associação do Esporte Clube Bahia após instauração da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, o ex-goleiro Emerson Ferretti está chegando ao fim do seu primeiro ano de mandato. Eleito no dia 2 de dezembro de 2023 com 1089 votos, o dirigente tomou posse do cargo dezesseis dias depois, em uma cerimônia realizada na Arena Fonte Nova, para comandar o triênio 2024-2026.
Veja também:
Bahia pode entrar em campo mais de 90 vezes em 2025
Torcida colou em peso! Bahia tem quarta maior média de público do Brasil
E, depois de quase 365 presidindo o Tricolor, Emerson Ferretti avalia seu primeiro ano à frente do Esquadrão como positiva. Em bate-papo exclusivo com o MASSA!, o gestor revelou como é a sua relação com Grupo City - detentor de 90% do futebol do Esquadrão.
“A relação com a cúpula da SAF, os diretores, e também com o Grupo City, é bastante amistosa desde o início. A gente teve que ter um contato muito direto com eles, e sempre foi muito tranquilo em relação à resolução dos problemas e também a fiscalização do contrato, e a gente aproveita e tranquiliza o torcedor tricolor, que dentro daquilo que foi estabelecido no contrato, no acordo de acionistas e no acordo de investimentos entre Bahia e Grupo City, o Bahia SAF tem cumprido, pelo menos nesse primeiro ano cumpriu com todas as cláusulas e a gente está muito atento a isso”, destacou o dirigente.
Tendo como um dos principais objetivos em sua gestão expandir o Bahia para as disputas de outros esportes, inclusive olímpicos, o presidente vibrou com o sucesso do time de futevôlei do Esquadrão. “O futevôlei foi uma grande oportunidade que surgiu a partir do contato com a Liga Nacional de Futevôlei, e a vaga que a gente conseguiu obter para participar da competição desse ano. A partir daí, através de contatos de atletas da modalidade, a gente conseguiu chegar à nossa equipe. Então a gente está muito satisfeito porque, sem dúvida nenhuma, essa equipe está entre as três melhores do Brasil, tanto é que a nossa colocação durante a competição sempre ficou entre os três primeiros e a gente está muito confiante que estaremos nas finais da competição, em condições de ganhar esse primeiro título pro Bahia”, projetou o ex-goleiro.
Mais esportes na mira
Além do futevôlei e do Rally - modalidade na qual o Tricolor de Aço foi campeão baiano 4x4 neste ano -, os próximos esportes na mira de Emerson Ferretti é a entrada do Bahia no Novo Basquete Brasil (NBB), competição brasileira de basquetebol masculino, e nas Artes Marciais Mistas (MMA).
“Nós já tivemos uma reunião com a NBB diretamente, participamos também do Conselho Técnico da criação da Liga Ouro. Então, a gente está estudando a viabilidade sim de participar da Liga, seja da NBB ou da Liga Ouro, que é uma segunda divisão, mas isso depende ainda da garantia financeira, a gente está na fase de busca de patrocínio para que nos dê a garantia de uma participação e não só da participação, mas de uma participação digna em condições de brigar pelos primeiros lugares”, declarou.
“Teremos a seletiva para a formação da equipe do Bahia de MMA para disputa de competições em 2025, o primeiro evento no dia 14 de dezembro”, completou o ‘presida’ ao falar da seletiva que será realizada hoje, no Shopping da Bahia, para quem curte artes marciais, visando a busca por atletas para o Campeonato Versus 2025, competição de MMA que reunirá oito clubes brasileiros.