
Mesmo com a vaga para a Libertadores já garantida, o Bahia entrou em campo, no estádio Alfredo Jaconi, nesta sexta-feira (28), disposto a buscar mais um triunfo. Porém, o Esquadrão tomou calor do time gaúcho e ficou no 1 a 1, em uma noite heroica do goleiro Ronaldo.
Leia Também:
Os gols da partida, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, foram marcados por Ademir, pelo Bahia, e Gabriel Taliari, pelo time gaúcho.
Com o empate, o Tricolor chega aos 57 pontos, seguindo na 7ª colocação. Já o Juventude segue em situação crítica, estacionado no 19º lugar, com 34 pontos, cada vez mais distante da permanência na Série A.
O Bahia volta a campo na próxima quarta-feira (3), quando enfrenta o Sport em mais um duelo decisivo na reta final do Brasileirão.
Primeiro tempo
O Bahia mostrou que não estava acomodado com a classificação antecipada e partiu para cima logo nos primeiros minutos. Aos dois minutos, Everton lançou Ademir com precisão, mas o atacante finalizou com desvio, facilitando a defesa.
Everton Ribeiro também apareceu bem e, aos cinco minutos, quase abriu o placar em jogada individual. A bola, porém, bateu na rede pelo lado de fora.
A pressão virou gol aos 20 minutos. Após contra-ataque iniciado por Everton Ribeiro, Ademir recebeu, cortou a marcação e acertou um belíssimo chute na bochecha da rede, sem chances para Jandrei.
Depois do gol, o Bahia diminuiu o ritmo e permitiu que o Juventude crescesse. O time da casa aproveitou o vacilo e empatou com Gabriel Taliari, que dominou cruzamento de Hermes e bateu no canto, sem possibilidade de defesa para Ronaldo.

Segundo tempo
A segunda etapa começou com o Bahia retomando a postura ofensiva. Logo aos dois minutos, Nestor arriscou um chute cruzado e forte, obrigando Jandrei a fazer uma boa defesa.
Em seguida, Erick Pulga levantou a bola na área, e o goleiro do Juventude se atrapalhou na saída. Apesar da falha, o ataque do Esquadrão não conseguiu aproveitar a chance para ampliar o placar.
O Juventude, que não criava tanto perigo, chegou com mais intensidade em uma jogada de bate-rebate na área. Marcos Paulo acertou uma bela bicicleta e mandou a bola para o fundo das redes, mas o lance foi anulado. O zagueiro Rodrigo Sam, que participou da jogada, estava em posição irregular.
Animado, o time gaúcho cresceu no jogo e quase conseguiu a virada após um cruzamento de Marcelo Hermes para Negueba, que desviou obrigando Ronaldo a fazer grande defesa.
O Bahia respondeu com boa oportunidade criada por Ademir, que deixou Gilberto em condições de marcar. O lateral, porém, finalizou mal e desperdiçou a chance.
No final do jogo, Ronaldo fez grandes defesas para impedir que o Bahia saísse derrotado da partida.
Ficha técnica
Juventude 1 x 1 Bahia
Gols: Ademir (10/1°) e Gabriel Taliari (28/1ºT)
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Juventude: Jandrei; Luan Freitas (Ênio), Rodrigo Sam e Marcos Paulo; Reginaldo (Ewerthon), Caíque, Mandaca, Nenê (Matheus Babi) e Marcelo Hermes; Rafael Bilu (Edson Negueba) e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini
Bahia: Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Erick); Ademir, Erick Pulga (Tiago) e Willian José (Cauly). Técnico: Rogério Ceni
