26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / E.C. Bahia

laranjada - 27/08/2025, 16:22 - Da Redação

Corinthians aciona recurso contra Bahia por joia da base

Timão acusa Tricolor de aliciamento e leva caso à Câmara da CBF após perder Kauê Furquim

Kauê Furquim, jogador do Bahia
Kauê Furquim, jogador do Bahia |  Foto: Divulgação/ EC Bahia

A novela envolvendo a saída do jovem Kauê Furquim, de apenas 16 anos, do Corinthians para o Bahia, ganhou um capítulo quente nesta terça-feira (26). O Timão acionou oficialmente a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), da CBF, acusando o Tricolor de "aliciamento".

Leia Também:

De acordo com documento obtido pela Gazeta Esportiva, o Corinthians alega que o Bahia atropelou legislações esportivas e regulamentos da Fifa e da CBF para levar o jovem talento.

O clube paulista sustenta que perdeu o direito de preferência garantido pela Lei Pelé (Lei 9.615/98) e pela Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/23). O clube paulista citou o artigo 29, parágrafo 8º da Lei Pelé, que dá prioridade ao time formador na renovação do primeiro contrato profissional.

Além disso, o Timão acusa o Bahia de descumprir o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF) e o Regulamento de Status e Transferência de Jogadores (RSTP) da Fifa. Segundo a denúncia, o Bahia não comunicou previamente a negociação, como manda o artigo 25 do RNRTAF.

Multa e Grupo City

Outro ponto levantado pelo Corinthians é que o Bahia teria servido como uma espécie de 'laranja' para o Grupo City, que comanda a SAF tricolor e gigantes como o Manchester City.

Isso porque o clube baiano desembolsou apenas R$ 14 milhões, valor da multa rescisória para o mercado interno. Já para transferências internacionais, a cláusula estava fixada em 50 milhões de euros (cerca de R$ 315 milhões).

Na prática, o Timão entende que o Esquadrão funcionou como intermediário, garantindo um negócio mais barato para o grupo. Enquanto isso, Kauê já treina no CT Evaristo de Macedo e é tratado como joia para o futuro do Bahia.

exclamção leia também