
O Bahia está na semifinal da Copa do Nordeste após vencer o Fortaleza, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova. O Esquadrão quase se complicou após as substituições feitas por Rogério Ceni, mas conseguiu segurar a pressão e garantiu a vitória no duelo de tricolores.
Leia Também:
Agora, o Bahia enfrentará o Ceará na próxima fase do Nordestão. O Vovô eliminou o Sport, por 4 a 2, nos pênaltis, também nesta quarta. A data da semifinal ainda não foi definida.
O próximo compromisso do Tricolor será neste sábado (12), às 21h, contra o Atlético Mineiro, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, novamente na Arena Fonte Nova.
Primeiro tempo
O Fortaleza até tentou controlar a partida nos minutos iniciais, mas logo o Bahia tomou as rédeas do jogo. Aos 17 minutos, Kuscevic tentou cortar um cruzamento, mas a bola sobrou para Juba, que finalizou com categoria e acertou a trave.
Na sequência, David Duarte cabeceou com perigo, obrigando João Ricardo a fazer uma defesaça. A pressão tricolor continuou e, após falta dentro da área cometida por Emanuel Martínez em Gilberto, o VAR foi acionado e o pênalti assinalado.
Willian José foi para a cobrança e bateu com firmeza no canto, sem chance de defesa. O Fortaleza respondeu com um chute de Marinho que desviou em Britez, mas Marcos Felipe fez uma defesa espetacular.
Pouco depois, o Bahia ampliou. Em um chute aparentemente sem perigo de Caio Alexandre, João Ricardo engoliu um frango gigantesco e aceitou o segundo gol tricolor. Por respeito ao ex-clube, o volante não comemorou.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Fortaleza partiu para o ataque tentando diminuir a desvantagem, mas encontrava um Bahia bem organizado defensivamente. A equipe cearense estava com dificuldades para criar chances claras e viu o Esquadrão levar mais perigo, especialmente em jogadas pelas pontas, com Ademir e Erick Pulga.

O árbitro chegou a marcar um novo pênalti para o Bahia, após toque no braço de Gustavo Mancha. No entanto, o VAR revisou o lance e anulou a marcação, alegando que o defensor estava de costas no momento do toque e sem intenção.
Com dois gols de vantagem, o técnico Rogério Ceni resolveu poupar alguns titulares. Foi nesse momento que o Fortaleza cresceu na partida e conseguiu diminuir o placar após um vacilo da defesa tricolor e um belo chute de fora da área do meia Matheus Pereira.
O Fortaleza passou a dominar o jogo, e Marinho quase empatou com um 'mini-míssil aleatório', mas o goleiro Marcos Felipe fez uma grande defesa.
Deyverson também quase marcou o segundo gol do Fortaleza, mas por um triz não conseguiu alcançar a bola para empurrar para o fundo da rede. Mesmo sob pressão, o Bahia se segurou e garantiu a classificação para a semifinal da Copa do Nordeste.
Ficha técnica
Bahia 2 x 1 Fortaleza
Gols: Willian José (40/1ºT)/ Caio Alexandre (52/1ºT)/ Fortaleza/ Matheus Pereira (21/2ºT)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Antonio Dib Moraes (PB)
Assistentes: Marcio Iglesias (PI) e Mauro Cezar Evangelista (PI)
VAR: José Ricardo Vasconcellos (AL)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Ramos Mingo, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Michel Araújo); Ademir (Kayky), Erick Pulga (Lucho Rodriguez) e Willian José (Tiago). Técnico: Rogério Ceni
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Gustavo Mancha e Diogo Barbosa; Lucas Sasha (Breno Lopes), Matheus Pereira (Calebe), Pochettino e Martínez (Rodrigo Santos); Marinho (Yago Pikachu) e Lucero (Deyverson). Técnico: Vojvoda.