
Depois do rompimento institucional entre as duas equipes, causado pela polêmica contratação de, agora, mais um “Pivete de Aço”, Corinthians e Bahia se enfrentam neste sábado (16), às 21h, em pé de uma “guerra fria” na Neo Química Arena, no início do returno do Campeonato Brasileiro. Será o confronto com maior tensão entre os dois clubes desde a semifinal do Brasileirão de 1990.
“A gente vai enfrentar um adversário muito difícil, que é o Corinthians, dentro da casa deles, mas a gente também sabe da nossa força. A gente sabe como o nosso grupo se preparou durante essa semana para que a gente possa fazer um grande jogo lá. E se Deus quiser sair com o triunfo, porque para se manter na parte de cima da tabela, a gente tem que vencer jogos fora de casa”, projetou Caio Alexandre em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT Evaristo.
Clima quente
O estopim para a treta entre as agremiações - fora de campo - tem nome e sobrenome: Kauê Furquim, jovem promessa de 16 anos. O garoto foi comprado pelo Esquadrão, que pagou a multa para clubes brasileiros, no valor de R$ 14 milhões para adquiri-lo. O Corinthians, então, alegou que a medida era “imoral”, pois atenderia aos interesses do Grupo City, tratando o Tricolor de Aço como um “mero intermediador”.
A revolta, manifestada em nota, é motivada pelo valor da multa para clubes gringos, de 50 milhões de euros, valor que o Timão gostaria de receber.
“Repudiamos, veementemente, o aliciamento ilícito e imoral do jogador Kauê Furquim, formado nas categorias de base do Corinthians, em trama envolvendo o City Football Group e o Esporte Clube Bahia. Em nenhum momento o Corinthians foi comunicado sobre o interesse na negociação. Estudaremos os caminhos jurídicos necessários e possíveis para punir os responsáveis e apelaremos à CBF e à FIFA”, afirmou o Timão.
Apesar dos problemas institucionais entre os clubes, o elenco tricolor aparenta estar blindado e focado na partida. “Isso eu deixo para os clubes resolverem. A gente está muito focado dentro do jogo para que a gente possa fazer uma grande partida lá. E se Deus quiser sair com triunfo”, desconversou o camisa 19 tricolor.
Situações diferentes
Além do clima ruim entre os times, Bahia e Corinthians vivem momentos opostos na tabela do Brasileirão. Enquanto o Esquadrão ocupa o 4º lugar, com 30 pontos, o Timão está em 13º, com 22 pontos e a seis do Z-4 da Série A, com cinco jogos sem vencer.
Everton Ribeiro, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Fluminense, é desfalque nesta noite. Já o Corinthians sofre com desfalque no ataque como Yuri Alberto, Memphis e Romero.
Corinthians x Bahia - 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Neo Química Arena, em São Paulo (SP);
Dia e hora: Sábado (16/08) às 21h;
Árbitro: Paulo César Zanovelli (MG);
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG).
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Bidon e Garro; Kayke (Talles Magno) e Gui Negão (Vitinho). Técnico: Dorival Júnior.
Bahia: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Michel Araujo (Cauly); Ademir, Kayky e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana